Publicado em 21/09/2021 às 13:40, Atualizado em 21/09/2021 às 17:39

Dono de rancho é autuado por pesca predatória em Rio Brilhante

O pescado será doado para instituições filantrópicas, conforme prescrição prevista em lei.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Homem de 34 anos, residente no Distrito de Prudêncio Thomaz, em Rio Brilhante, foi autuado pela PMA (Polícia Militar Ambiental) por pesca predatória. Na ação a PMA apreendeu ainda 40 kg de pescado ilegal e petrechos de pesca.

A equipe foi ao rancho, localizado à margem do rio Vacaria, no município de Rio Brilhante e localizou o pescador, nesta segunda-feira à tarde. No freezer do rancho foram encontrados 74 exemplares de peixes das espécies curimbatá, mandi, piau-três-pintas, piapara, traíra e pintado, pesando 40 kg, sendo que vários exemplares estavam abaixo do tamanho mínimo de captura permitido pelas normas, o que se caracteriza como crime ambiental.

Além disso, o pescador amador, também só poderia capturar e abater um exemplar de peixe nativo e mais cinco exemplares de piranha, conforme cota estabelecida em norma. Portanto, havia capturado pescado acima da quantidade permitida, fato que também é caracterizado como crime. Ainda, vários petrechos ilegais de pesca foram apreendidos no rancho, dentre eles, duas fisgas, cinco tarrafas e duas redes de pesca.

O infrator que confessou também comercializar o pescado ilegal, recebeu voz de prisão e foi conduzido, juntamente com o material apreendido, à delegacia de Polícia Civil de Rio Brilhante.

Ele foi autuado em flagrante, por crime ambiental de pesca e comércio de produto da pesca predatória e saiu da prisão depois de pagamento de fiança. A pena para o crime é de um a três anos de detenção. Ele também foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 2 mil. O pescado será doado para instituições filantrópicas, conforme prescrição prevista em lei.