Publicado em 01/01/2020 às 08:00, Atualizado em 31/12/2019 às 15:54

Com nova prorrogação, Força Nacional fica em Caarapó até fevereiro de 2020

Ministério da Justiça permitiu emprego dos agentes por mais 45 dias.

Redação,
Cb image default
Força de segurança atuou em assalto a carro-forte na MS-156 (Foto: Divulgação)

O ministério da Justiça e Segurança Pública prorrogou a permanência da Força Nacional em Caarapó -- por mais 45 dias, até 11 de fevereiro de 2020. A corporação age na cidade da região de fronteira com o Paraguai desde 2016.

A Força Nacional foi empregada em Caarapó a pedido do governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Em outubro deste ano, a permanência no município havia sido prorrogada por 90 dias.

O esquema de segurança reforçado foi considerado necessário após divulgação de estudo de identificação e delimitação assinado pela então presidente Dilma Rousseff.

Em junho de 2016, indígenas da aldeia Tey Kuê decidiram entrar na Fazenda Yvu. Logo depois, em investida de cerca de 200 produtores rurais, funcionários das propriedades e seguranças, seis índios ficaram feridos e um morreu – o agente de saúde indígena Clodiode Aquileu Rodrigues de Souza, de 26 anos.

As prorrogações atendem solicitação de renovação por parte do solicitante apoiado. Quando não há pedido, o efetivo da força de segurança é retirado.

A Força Nacional poderá agir nas ações de policiamento ostensivo, com patrulhamento motorizado, em apoio aos órgãos de segurança pública sul-mato-grossenses.

O reforço pretende prevenir conflitos agrários por questões fundiárias em Caarapó, além de coibir o tráfico de drogas, armas e munições e o contrabando na faixa de fronteira, em caráter episódico e planejado.

O efetivo disponibilizado deve obedecer a planejamento definido pelo ministério da Justiça e Segurança Pública.

A operação segue com apoio logístico da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul), responsável pelo suporte e infraestrutura necessária à Força Nacional.

A continuidade da Força Nacional em Caarapó foi autorizada em portaria publicada na edição desta terça-feira (31) do DOU (Diário Oficial da União).

Com informações do Campograndenews