Buscar

23/09/2018 às 10:02, Atualizado em 23/09/2018 às 00:11

Chefão do contrabando foi preso horas antes do casamento em resort

Ângelo Guimarães Ballerini, o Alemão, estava hospedado com outros dois sócios do esquema criminoso; lua de mel teria até travesseiros personalizados com nome dos noivos.

Cb image default
Ângelo Ballerini com a noiva em festa na fronteira; ao lado sorrindo está Fábio Costa, o Pingo, ex-PM também suspeito de ligação com a máfia do cigarro (Foto: Reprodução)

O chefão da poderosa quadrilha de contrabando de cigarro paraguaio desmantelada neste sábado (22) pela Operação Nepsis, desencadeada pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) e Polícia Federal, foi preso no Jatiúca Hotel Resort, em Maceió, lugar com diária de mais de R$ 600 e conhecido com um dos dez melhores resorts de Alagoas.

O Campo Grande News apurou que Ângelo Guimarães Ballerini, o Alemão, conhecido contrabandista de cigarros da fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, era o noivo que se casaria na tarde deste sábado num “festão” que reuniria entre os convidados dois sócios do esquema criminoso, também presos.

A lua de mel no resort “pé na areia” localizado na praia de Jatiúca teria direito até a travesseiros personalizados com os nomes dos noivos, como mostra foto obtida pelo Campo Grande News.

Citado em outras operações que investigaram a máfia do cigarro em Mato Grosso do Sul, Alemão mora em Salto Del Guaiá, cidade paraguaia ao lado da fronteira, a 15 km de Mundo Novo e uma das bases do crime organizado na Linha Internacional.

Na foto em que aparece ao lado da noiva, Alemão estava em uma festa em Salto Del Guairá junto com o ex-policial militar Fábio Costa, conhecido como “Pingo” e “Japonês”, também alvo da Operação Nepsis, mas que não foi preso porque está escondido do lado paraguaio.

No dia 26 de julho deste ano, o filho de Fábio Costa, João Victor Richena Costa, 17, foi morto com pelo menos 30 tiros quando chegava na casa do pai em um condomínio fechado em Salto Del Guairá.

Assim como o cabo Joacir Ratier de Souza, 44, outro policial militar preso na operação deste sábado em Dourados, Fábio Costa tinha sido preso em 2011 na Operação Marco 334, deflagrada pela Polícia Federal para desarticular uma quadrilha de contrabandistas de cigarro.

O delegado da Polícia Federal Felipe Vianna disse que os quatro líderes já tinham sido alvos da Operação Marco 334 em 2011. Na época, o grupo conseguiu escapar e fugir para o Paraguai, mas continuou atuando. Em julho deste ano, o crime foi prescrito e eles voltaram a dar as caras publicamente. "O casamento surgiu como oportunidade única para prendê-los".

Conforme a investigação, o esquema em mercadorias contrabandeadas já causou prejuízo de R$ 1,5 bilhão para os cofres públicos. Estima-se que, no ano passado, segundo a PF, os envolvidos tenham sido responsáveis pelo encaminhamento de ao menos 1.200 carretas carregadas com cigarros contrabandeados às regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Transferidos – Todos os presos na operação deste sábado foram levados para Campo Grande.

Fonte - Campograndenews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.