Publicado em 19/01/2022 às 13:45, Atualizado em 19/01/2022 às 16:51

CASA VERDE: Acusado de matar diretor de escola em 2012 foi atingido com dois tiros no peito durante confronto com a Polícia Militar

A ação Policial aconteceu na madrugada desta quarta-feira

Marcos Donzeli,
Cb image default
Jonas, após ser apreendido no dia 02 de julho de 2012. Foto Arquivo Nova Noticias

Jonas Lazaro Gonçalo Bonfim, de 26 anos foi atingido com dois tiros do peito, apurou o Nova Noticias no boletim de ocorrência registrado no sistema Sigo.

 Jonas é o mesmo que no ano de 2012 efetuou disparos contra o diretor da Escola Municipal “Luis Cláudio Josué”, o professor Delrmiro Salvione Bonin, de 55 anos. O professor chegou a ser socorrido, mas faleceu no hospital.

De acordo com o relato na ocorrência nesta quarta-feira, dia 19-01, foi desencadeada a Operação Excalibur, tendo como objetivo a realização de diligências conjuntas por Policias Civis e Militares de Nova Andradina, no intuito de dar cumprimento aos Mandados de Busca e Apreensão Domiciliar expedidos nos Autos n.º 0011759-44.2021.8.12.0080, pelo Poder Judiciário.

De acordo com o apurado, a equipe da Força Tática da Polícia Militar local ficou responsável pelo cumprimento do mandado de busca e apreensão domiciliar expedido em desfavor de Jonas Lázaro Gonçalo Bonfim, tendo como alvo de busca domiciliar tanto a sua residência quanto seu estabelecimento comercial.

Em relação ao estabelecimento comercial de Jonas, a denominada Borracharia Papa Léguas, segundo a versão da Polícia Civil, havia informações de que tal indivíduo estaria realizando o tráfico de drogas e estaria na posse de uma pistola, com a qual estaria intimidando os moradores do Distrito da Casa Verde e executando a cobrança de dívidas e outras contendas.

Ao se aproximar do local, na Avenida Nova Andradina, por volta das 06horas, a equipe policial tentou verificar a existência de algum indivíduo em seu interior, não sendo possível nenhuma resposta; então, foi feito ingresso na mencionada borracharia, encontrando-se Jonas deitado em cima de um banco de carro que havia sido posto no chão, quando lhe foi dada ordem de parada e manutenção de posição de revista.

Conforme o apurado, Jonas, rapidamente se levantou, derrubando a mesa que estava à sua frente, evadindo-se em direção a um cômodo fechado existente no interior da borracharia, quando mesmo teria se apossado de uma arma de fogo tipo pistola, a qual apontou em direção a um dos Policiais da Força Tática, motivo por que, não havendo outro modo de evitar a injusta agressão iminente, foi necessário se efetuar dois disparos de arma de fogo em direção a vítima.

Os disparos efetuados pelo Policial Militar foram oriundos de sua arma Taurus, informa o registro da ocorrência.

Jonas chegou a ser socorrido pela guarnição da Força Tática até o Hospital Regional de Nova Andradina, mas veio a óbito. Em razão do confronto policial, o local foi preservado para realização dos trabalhos periciais, postergando-se a busca minuciosa no imóvel.

Após a perícia técnica e análise da Polícia Judiciária, foi feita minuciosa busca no local, quando se localizou 18 (dezoito) cartuchos 9mm CBC em uma gaveta da mesa; 15 (quinze) cartuchos 38 SPL (14 CBC + 1 PMC) e 17 (dezessete) cápsulas de cartuchos .38 SPL (12 CBC + 4 Winchester + 1 Aguila) no interior de uma meia, ocultadas em um armário do local; 01 (um) carregador para cartcuhos .380 ACP, localizado entre alguns itens de borracharia; R$3.600,00 (três mil e seiscentos reais) em espécie, localizado na gaveta da mesa; bem como a pistola que o suspeito portava, da marca Israel Military Industries LTD (IML) - Jericho 941 FB - 9mm - número de série 95308919, tendo nela inserido um carregador e municiada com 15 (quinze) munições de 9mm, sendo(8 Winchester e 7 CBC, estando carregada, municiada, alimentada e destravada, pronta para efetuar disparos.

Diante dos fatos, foram tomadas as providências relativas ao Inquérito Policial Militar, com apreensão da arma de fogo do Policial Militar que efetuou os disparos. Além disso, foram tomadas as providências afetas aos trabalhos de Polícia Judiciária, com apreensão tanto da arma de fogo utilizada pelo suspeito, como das demais munições e carregadores existentes no imóvel. Conforme informações da ocorrência 133-2022.