Publicado em 02/08/2022 às 09:01, Atualizado em 01/08/2022 às 22:57

Caminhoneiro é autuado em R$ 1,5 mil por transporte ilegal de madeira

A abordagem aconteceu na altura do km 12 da rodovia MS-080

Redação,
Cb image default
Divulgação

No sábado (30), durante fiscalizações da operação Divisa integradas VI, a Polícia Militar Ambiental (PMA) autuou o proprietário de um caminhão Ford F/600, que transportava 5 m³ de madeira sem a documentação ambiental legal.

Segundo as informações policiais, a abordagem aconteceu na altura do km 12 da rodovia MS-080, região de Campo Grande, onde os militares constataram que o caminhão do tipo caçamba estava carregado de lenha das espécies angico, faveiro e cumbaru.

O infrator, de 45 anos e residente na Capital, possuía um Documento de Origem Florestal (DOF), que é o documento ambiental obrigatório para o transporte, comércio, industrialização e armazenamento de qualquer produto florestal, que não era para aquela carga transportada, pois tanto o itinerário, quanto a carga não batiam com o que era transportado.

Diante dos fatos, os policiais apreenderam veículo e a madeira, já o proprietário da carga foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil de pronto atendimento da Capital, juntamente com o material apreendido, sendo autuado e multado em R$ 1.500,00.

Ele ainda responderá por crime ambiental e, se condenado, poderá receber pena de seis meses a um ano de detenção.