Publicado em 08/11/2018 às 11:35, Atualizado em 08/11/2018 às 09:51

Bope e Garras integram força-tarefa contra ladrões de bancos em Chapadão do Sul

Criminosos explodiram duas agências e duas lojas.

Redação,
Cb image default
Divulgação

O Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) e a Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Bancos, Assaltos e Sequestros (Garras), de Campo Grande, integram força-tarefa que investiga o assalto a agências bancárias e duas lojas ocorrido na madrugada desta quarta-feira, na cidade de Chapadão do Sul.

Os criminosos arrombaram cofre, caixa eletrônico e promoveram terror atirando com fuzis de grosso calibre, impedindo até que policiais saíssem para confronto. Segundo o capitão Renato José de Souza, sub-comandante da 4ª Companhia Independente de Chapadão do Sul, todas as unidades policiais da região foram acionadas.

"Todos os policiais foram mobilizados e vamos ter apoio também do Garras, do Bope e da Força Tática de Paranaíba", explicou Renato. As viaturas se deslocam por rotas alternativas na tentativa de se deparar com os criminosos. De acordo com o major Wilmar Fernandes, comandante do Bope, cinco de suas equipes especializadas farão buscas em locais de difícil acesso, como matas e estradas vicinais. "Não podemos dar mais detalhes para não comprometer as investigações".

Esta modalidade de roubo, conhecida como novo cangaço, é caracterizada pelo meio violento e intimidador dos bandidos que optam por atacar cidades do interior, onde o policiamento é reduzido. Neste plantão, por exemplo, Chapadão do Sul tinha apenas três policiais militares para trabalho ostensivo e dois policiais civis. No entanto, eles sequer tiveram chance de agir.

Conforme apurado, eram pelo menos dez ladrões em cinco veículos, dentre os quais duas caminhonetes Hilux, uma S-10 e dois carros. Armados com fuzis, disparam várias vezes em diversos pontos da cidade, inclusive perto do batalhão da PM e da casa do comandante, para intimidar os policiais que não puderam reagir. O bando teria até mesmo danificado a fechadura da porta de entrada da delegacia, para impedir a saída.

O ROUBO

A agência do Banco do Brasil localizada na Avenida 11, teve o cofre principal destruído e o dano das explosões chegou a comprometer o prédio. Já na unidade da Caixa Econômica, que fica a 250 metros de distância, na Avenida Seis, todos os caixas eletrônicos foram arrombados. Duas lojas, uma ótica e uma venda de roupas masculinas, também foram saqueadas. Por atribuição, a Polícia Federal vai investigar o roubo à Caixa Econômica e a Polícia Civil fica responsável pelo inquérito que envolve o Banco do Brasil.