Buscar

29/04/2020 às 11:36, Atualizado em 29/04/2020 às 10:38

Bombeiro ajuda pais de criança engasgada a salvarem filha por telefone

A emoção por ter a filha sendo salva tomou conta do consultor civil, que quis agradecer pessoalmente o bombeiro que o ajudou.

Cb image default
Divulgação

Domingo, dia 26 de abril, era apenas a segunda noite do consultor civil Ronaldo Oliveira do Nascimento Miranda com a filha, de apenas nove dias, em casa. A recém-nascida havia acabado de ser amamentada quando, deitada, começou a engasgar com o leite materno e a passar mal. O desespero que veio a seguir para os pais, apenas dois dias depois já deu lugar a gratidão e a valorização do trabalho do Corpo de Bombeiros em Ivinhema. As informações são do site G1 MS.

Ronaldo conta que assim que perceberam a criança engasgada, ligaram para o 193, número dos bombeiros. A ligação feita pela mãe foi atendida pelo soldado Felipe Batista Valeriana Domingues, que iniciou com as orientações para restabelecer a saúde da recém-nascida. "Quando atendi, percebi a mãe bem desesperada e é uma situação muito difícil, pois não podemos errar e ainda precisamos acalmar quem está do outro lado", comenta o soldado.

Ronaldo, então, assumiu o telefone e recebeu as instruções. Pouco depois, a menina já estava bem. "Se ele não tivesse sido calmo, seria muito difícil conseguir. Na hora dá um desespero muito grande, a gente não consegue nem ouvir direito”, disse o pai da criança. O soldado Domingues reforçou a importância desses atendimentos. "Passamos nove meses na academia, treinando todos os dias, para fazer vários tipos de salvamentos. Quando isso acontece, estamos capacitados", afirma.

A emoção por ter a filha sendo salva tomou conta do consultor civil, que quis agradecer pessoalmente o bombeiro que o ajudou. Ronaldo usou as redes sociais para manifestar o desejo. Em resposta, o Corpo de Bombeiros permitiu a ida do soldado até a casa, obedecendo regras de distanciamento e utilizando equipamentos de proteção, devido ao novo coronavírus.

O consultor civil ainda organizou uma pequena homenagem ao soldado, que ainda conheceu a residência da família e a criança que ajudou a salvar. "É bastante gratificante, dá um sentimento gostoso de dever cumprido. Tenho três filhos, então imagino o desespero e a dor que esse pai passou. Vendo a felicidade, a gratidão deles, faz a profissão valer a pena", diz Domingues.

A ocorrência de salvamento após uma criança engasgar não é incomum em Ivinhema. Segundo o soldado Domingues, só neste ano a corporação já atendeu pelo menos 4 desses casos. O Corpo de Bombeiros orienta que em situações de obstrução de vias aéreas de recém-nascidos, deverá ser adotada a manobra mais adequada para retirada do objeto líquido ou sólido que causa o engasgamento.

Caso os pais tenham dúvida sobre como fazer ou precisarem de orientação no procedimento, devem ligar no telefone 193. "Temos uma taxa de êxito muito grande nessas ocorrências, somos treinados para isso e precisamos ajudar as pessoas. Sabemos que não tem como errar", finaliza Domingues.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.