Buscar

15/02/2021 às 16:31, Atualizado em 15/02/2021 às 14:34

Ao investigar furto de gado, polícia vistoria açougues e apreende 1 t de carne imprópria para consumo em MS

Carga foi encaminhada para descarte em processadora, sendo transformada em farelo de carne e osso e servindo de matéria-prima legal de rações de animais, como cães e gatos.

Cb image default
Carne apreendida durante ação conjunta em MS — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Ao investigar o crime de furto de gado, a polícia fez uma varredura em 10 açougues, mercearias e mercados de Miranda, apreendendo pouco mais de 1 tonelada de carne imprópria para o consumo. A ação contou com apoio de técnicos da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e houve o descarte, nesse sábado (13).

Segundo a polícia, os mantimentos eram "clandestinos, sem procedência e impróprios para o consumo humano". Desta forma, não houve possibilidade de doação, já que poderia colocar em risco a saúde das pessoas.

As equipes também disseram que não havia a possibilidade de incineração e nem colocar em aterros, por questões ambientais e sanitárias. Desta forma, os mantimentos foram encaminhados para descarte em processadora, sendo transformado em farelo de carne e osso, servindo de matéria-prima legal de rações de animais, como cães e gatos.

Durante a apreensão, em alguns locais, a investigação disse que achou fezes de ratos em meio aos produtos, sendo que o próprio rato foi achado em um dos estabelecimentos.

Entenda o caso

A Polícia Civil de Miranda, com apoio de delegacias de Aquidauana, Anastácio e Dois Irmãos do Buriti, além de técnicos da Iagro, deflagrou a operação Minotauro na última sexta-feira (12).

Os policiais disseram que a comercialização clandestina estimula furtos de gado em fazendas da região, prejudicando aqueles que pagam o valor correto pelo produto, fazendo uma "concorrência desleal e covarde".

Com informações do G 1 MS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.