Publicado em 07/08/2018 às 13:00, Atualizado em 07/08/2018 às 16:45

Animais silvestres aumentam ataques quando estão com cria, afirma PMA

Morte de bezerro na área rural de Terenos deixou produtores em alerta.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Um ataque a bezerro registrado em uma propriedade rural na região de Terenos colocou em alerta os produtores do município, já que a maioria das propriedades trabalha com rebanho de bovinos leiteiros.

A informação foi de que uma onça pintada adentrou a fazenda e matou um bezerro, deixando partes do animal no pasto.

O tenente-coronel da Polícia Militar Ambiental (PMA), Queiroz, explica que a prevenção de ataque dependerá do tamanho da propriedade e do número do rebanho, visto que o animal só ataca para alimentar a si e ao rebanho.

"Tal como a serpente, as onças parda e pintada só atacam para alimentar as crias ou quando se sentem ameaçadas. No entanto, reforçamos que matar estes animais é crime ambiental e situações como esta verificada em Terenos é pontual, não é preciso se preocupar. Os felinos silvestres quando sentem movimentação de seres humanos fogem descaracterizando a presença em uma determinada região", explica.

Entremos em contato com a diretoria da Cooperativa Agrícola Mista da Pecuária Leiteira e de Corte e da Agricultura Familiar (Cooplaf), no assentamento Campo Verde, em Terenos e a informação que recebemos é de que não foram registradas presença ou ataque do felino nos últimos meses.

"Nossos cooperados tem orientação para realizar os cuidados preventivos com relação ao rebanho e compreendem que a investida das onças, por exemplo, fazem parte de um ciclo reprodutivo e de renovação das espécies", observa a gerente de produção do setor do Hortifruti da cooperativa, Maria Nelzira.