Publicado em 13/01/2021 às 14:29, Atualizado em 13/01/2021 às 11:12

Águia-pescadora morre após prender pescoço em cipó de árvore no Pantanal de MS

Responsável pelo flagrante, o biólogo João Bachur, conta que incidente foi na região do Delta do Salobra, no Pantanal de Miranda.

Redação,
Cb image default
Águia pescadora morre após prender pescoço em cipó, no Pantanal de MS. — Foto: João Bachur/Foto

Uma águia-pescadora morreu sufocada depois de prender o pescoço no cipó de uma arvore na região do Delta do Salobra, em Miranda, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. O responsável pelo flagrante feito na última terça-feira (5), é o biólogo de 27 anos, João Bachur.

Conforme o biólogo, a ave adulta é da espécie Pandion haliaetus conhecida popularmente como águia pescadora ou como gavião-pescador. É uma ave de rapina que mede cerca de 57 centímetros e pesa 1,2 quilo. Sua envergadura pode alcançar 2 metros de comprimento.

Segundo Bachur, que há seis meses trabalha no monitoramento da região do rio Salobra, ele acredita que o incidente pode ter ocorrido no momento em que a ave tentou voar.

"É uma imagem impressionante e ao mesmo tempo triste. Eu acredito que essa águia ao tentar voar teria se enganado de alguma maneira e acabou presa nesse cipó", explicou ao G1.

Ainda de acordo com o jovem biólogo, ele conta que até então nunca tinha visto uma cena de uma ave morrer sufocada semelhante a esta águia pescadora.

"Apesar de ser uma imagem muito curiosa, isso reflete o inesperado. Algumas pessoas que moram aqui na região falaram que já presenciaram um incidente como este", relembra.

Conforme João, a águia foi avistada por guias que passavam pelo local. Ele reforça que a imagem se tornou anda mais inusitada devido a águia ser graciosa e habilidosa ao mesmo tempo: A gente nunca sabe o que vai encontrar na natureza e a cada dia temos uma surpresa por aqui, seja esta incrível ou até mesmo triste", reforça.

O biólogo ainda conta que apesar de lamentar o flagrante, ressalta que o seu local de trabalho, o Pantanal, representa mais um dos exemplos da diversidade da natureza e que não espera ser o responsável por registrar novamente uma cena como esta.

Águia-pescadora

A águia-pescadora (Pandion haliaetus) apresenta a parte superior marrom escura, enquanto as inferiores são claras. A fêmea, maior que o macho, tem também plumagem mais escura.

A ave se alimenta basicamente de peixe. Daí a origem do nome popular.

Migratória, inicia sua jornada em direção ao Sul ainda jovem e leva de 2 a 3 anos para se tornar adulta, quando regressa à América do Norte para se reproduzir.

A águia-pescadora é uma das únicas aves cosmopolitas do mundo, ou seja, ocorre em todos os continentes, exceto na Antártica.

Com informações do G 1 MS