Buscar

08/10/2016 às 11:00, Atualizado em 08/10/2016 às 10:52

Advogado é preso, acusa delegado de agressão e OAB-MS emite nota de repúdio

Tentava liberar um veículo apreendido.

Cb image default

Foto: Rede sociais

O advogado Ruvonei Otero afirma ter sido agredido pelo delegado Messias Pires na tarde desta sexta-feira (7) em Três Lagoas. A agressão, segundo Ruvonei, ocorreu dentro do Detran da cidade. O advogado chegou a ser preso durante o ocorrido e posteriormente a OAB-MS fez uma nota de repúdio sobre o caso.

A confusão ocorreu quando o advogado tentava liberar documentos do carro de um cliente. Na foto que circula nas redes sociais, aparece Ruvonei com o rosto ensanguentado.

De acordo com o site Jornal do Povo, uma pessoa que teria testemunhado a agressão, disse que Messias Pires agrediu o advogado durante uma discussão sobre a liberação de uma van apreendida pela Polícia Militar.

A apreensão ocorreu por causa da suspeita de crime eleitoral, ocorrida no início de setembro. O carro teria sido comprado em um leilão da prefeitura de Brasilândia, em 2012, mas não teve os documentos transferidos ao novo dono. A reportagem não conseguiu contato com o advogado.

Por meio de uma mensagem de voz que circulou no WhatsApp, o advogado pediu ajuda a colegas advogados da cidade. Leia a mensagem:

"Caros colegas advogados de Três Lagoas, quem está falando é o advogado Ruvonei, peço a compreensão dos colegas, o companheirismo dos colegas nessa hora difícil, estou preso na delegacia, primeiro distrito policial, por uma autoridade fora do controle, gostaria do apoio dos colegas aqui no primeiro distrito policial, eu me encontro preso, fui agredido, sofri lesões corporais pelo doutor Messias, delegado do primeiro distrito, por favor me socorram agora aqui no primeiro DP". Ele foi autuado em flagrante por resistência, desacato e tentativa de agressão.

Outro lado

Já delegado titular da 1ª DP da cidade disse à reportagem que não cometeu nenhum tipo de agressão contra o advogado.

“Ele já vinha com muitos problemas com o Detran, inclusive há vários boletins de ocorrência de uma moça de lá, gerente, como vítima. Ele deu entrada em um documento para liberar uma van, e ela manda para Campo Grande (para análise). Hoje eu fui lá, mas não fui por esse motivo, eu fui porque estava viajando com a família para Araraquara e fui pegar um documento. Eu fiz a transferência para o meu nome. Ele estava lá, e, inclusive eu até o cumprimentei. Mas acho que ele pensou que a funcionária tinha me chamado, ele estava desacatando ela. Falaram que ele estava no Detran desde às 10 da manhã. Ele então começou dizendo que não tinha medo de delegado, fez um gesto colocando o celular contra o meu rosto, como se estivesse filmando. Eu fui me afastando e o segurança do Detran segurou ele”, segundo Messias, o advogado machucou o nariz quando o segurança tentava contê-lo. “Ele estava vindo para cima de toda forma”, disse sobre o advogado que estaria agressivo.

“A OAB-MS fez uma nota dizendo graves ferimentos, isso é uma barbaridade, eu nem relei a mão nele. Só cumpri minha função de delegado dando a voz de prisão”, disse do delegado lembrando que tem mais de 30 anos de carreira com prestação de serviço a população e que não tem cabimento ser acusado das agressões.

Leia a nota da OAB-MS:

A diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), declarou repúdio à situação ocorrida na tarde desta sexta-feira (7) com o advogado Ruvonei da Silva Otero, que foi preso e agredido – no exercício da profissão – pelo delegado de polícia de Três Lagoas, Messias Pires dos Santos Filho.

Ao tomar conhecimento dos fatos por meio dos representantes da Subseção de Três Lagoas, o presidente da OAB/MS, Mansour Karmouche garantiu que, independente das circunstâncias que culminaram no episódio de agressão, irá cobrar das autoridades competentes a apuração dos fatos e aplicação das sanções cabíveis.

O presidente da Subseção de Três Lagoas, Antonio Costa Corciolli, auxiliou o advogado que estava com graves ferimentos na face para que recebesse atendimento médico o mais rápido possível. A Seccional e a Subseção continuam acompanhando o caso. A OAB/MS solicita à Corregedoria da Polícia Civil que tome as providências necessárias e tenha rigor na apuração dos fatos.

A OAB/MS ressalta, mais uma vez, que não tolera a violação de prerrogativas profissionais ou abuso de autoridade, e que adotará medidas para que as mesmas sejam restabelecidas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.