Publicado em 12/11/2025 às 12:29, Atualizado em 12/11/2025 às 13:39
Durante a fiscalização, foram encontrados seis trabalhadores de nacionalidade paraguaia, sendo dois deles menores de idade
A equipe de radiopatrulha do 8º Batalhão de Polícia Militar – flagrou, na tarde de terça-feira (11), uma situação análoga à escravidão em uma lavoura de mandioca no Distrito de Nova Casa Verde.
A ação teve início após denúncia feita por dois adolescentes paraguaios, que relataram às autoridades que eles e outros compatriotas estavam sendo submetidos a condições degradantes de trabalho. Diante das informações, a guarnição deslocou-se imediatamente ao local, onde constatou a veracidade da denúncia.
Durante a fiscalização, foram encontrados seis trabalhadores de nacionalidade paraguaia, sendo dois deles menores de idade, que realizavam atividades manuais sem o uso de equipamentos de proteção individual e sem registro formal de trabalho. Os trabalhadores relataram que recebiam remuneração inferior à paga a brasileiros na mesma função e tinham restrição de locomoção durante o dia.
A equipe policial também verificou as condições precárias do alojamento onde as vítimas residiam, caracterizadas por instalações improvisadas, ausência de saneamento básico, ventilação e água potável, além de colchões dispostos no chão e acúmulo de sujeira, configurando ambiente insalubre e indigno.
Os autores foram devidamente identificados pela equipe policial, e os registros fotográficos da situação foram realizados para subsidiar as investigações. As vítimas receberam apoio e foram encaminhadas a um local seguro.
A ocorrência foi apresentada às autoridades competentes, que darão prosseguimento às medidas legais cabíveis.
Fonte - Polícia Militar