Publicado em 10/07/2025 às 06:40, Atualizado em 09/07/2025 às 22:35

Trump anuncia taxas de 50% contra todos os produtos brasileiros a partir de agosto

Segundo americano, medida é uma resposta às “práticas comerciais desleais” e a supostos ataques do País à liberdade de expressão de empresas americanas e a suposta perseguição contra Jair Bolsonaro

Redação,

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou em seu perfil no Truth Social (sua versão do antigo Twitter) uma carta endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciando uma taxa de 50% “sobre todas e quaisquer exportações brasileiras enviadas para os Estados Unidos”, que passará a valer em 1º de agosto. A tarifa é adicional às já existentes e representa uma escalada inédita nas tensões comerciais entre os dois países.

De acordo com o documento, a medida é uma resposta às “práticas comerciais desleais” do Brasil e a supostos ataques do país à liberdade de expressão de empresas americanas. Ele critica ainda o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem chama de “líder altamente respeitado” e vítima de uma “caça às bruxas”.

Trump também acusa o Supremo Tribunal Federal (STF) de violar a liberdade de expressão de cidadãos e empresas americanas ao emitir o que chama de “ordens de censura secretas e ilegais” contra plataformas de mídia social, as ameaçando com "multas e expulsão do mercado de mídia brasileiro".

No texto, Trump condiciona qualquer eventual revisão da nova política tarifária à abertura do mercado brasileiro e à eliminação de tarifas e barreiras comerciais ao ingresso de produtos americanos no país. Ele também menciona que empresas brasileiras poderiam escapar da tarifa se passassem a produzir diretamente em território norte-americano.