Buscar

22/11/2018 às 13:00, Atualizado em 22/11/2018 às 13:50

Se deu mal: turista vai visitar tribo indígena e é morto a flechadas

Governo proíbe qualquer tipo de contato com os nativos da ilha.

Cb image default
Divulgação

Um americano morreu após ser atingido por flechadas de uma tribo autóctone que vive isolada em uma ilha do arquipélago indiano de Andaman e Nicobar, segundo a polícia local, após tentar se aproximar ilegalmente desta comunidade, hostil ao mundo moderno.

A população de caçadores-coletores da ilha Sentinela, que conta com cerca de 150 pessoas, vive em autarquia e ataca qualquer um que entrar nesta pequena ilha do mar de Andaman. John Chau, de 27 anos, foi cercado e abatido em 16 de novembro quando colocou o pé na ilha Sentinela do Norte, onde a tribo vive. Oficialmente, é proibido visitar esta ilha.

O americano pagou pescadores locais para que o levassem a Sentinela do Norte, onde vive esta tribo frequentemente descrita como a mais isolada do planeta e que rejeita qualquer contato com o mundo exterior. Ele recebeu uma chuva de flechas quando desembarcou na ilha, declarou à AFP uma fonte policial que pediu anonimato.

“Foi atacado com flechas, mas continuou andando. Os pescadores viram os indígenas amarrarem seu pescoço com uma corda e o arrastarem”, acrescentou a fonte. Os pescadores “se assustaram e fugiram, mas retornaram no dia seguinte e encontraram seu corpo na praia”, acrescentou. A polícia indiana abriu uma investigação por homicídio e deteve sete pescadores envolvidos no caso.

Em um comunicado enviado à AFP, a ONG de proteção de tribos autóctones Survival International denunciou “uma tragédia que nunca deveria ter ocorrido”. Devido ao seu isolamento ancestral, “não é impossível que os sentineleses não tenham sido contaminados por agentes infecciosos mortais (trazidos pelo viajante americano) contra os quais não têm imunidade, com a possibilidade de erradicar toda a tribo”, alertou a organização, sediada no Reino Unido.

Todas as tentativas de contato do mundo exterior nas últimas décadas esbarraram na hostilidade e violência da tribo. As autoridades indianas proíbem a aproximação a menos de cinco quilômetros de Sentinela do Norte. John Chau estava nas ilhas Andaman com um visto de turista. Tinha feito várias viagens a estas ilhas anteriormente e oferecido dinheiro aos pescadores para que o levassem às Sentinela.

“Tentou chegar a Sentinela em 14 de novembro mas não conseguiu. Dois dias depois foi muito preparado. Abandonou a embarcação na metade do caminho e pegou uma canoa sozinho até a ilha”, disse à AFP uma das fontes policiais.

Fonte - IstoÉ

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.