Publicado em 24/02/2017 às 15:39, Atualizado em 24/02/2017 às 13:41

Protesto contra estupro de jovem por policial tem confronto em Paris

Centenas de estudantes bloquearam as entradas de mais de dez escolas antes de sair em passeata.

Redação,

Um protesto organizado por estudantes de ensino médio em Paris contra o estupro de um jovem negro por um policial terminou em confronto com a tropa de choque nesta quinta-feira (24).

Centenas de estudantes bloquearam as entradas de mais de dez escolas antes de sair em passeata, que não teve autorização das autoridades. A polícia usou gás lacrimogêneo para dispersar o protesto e prendeu 26 pessoas. Jovens atiraram objetos e vandalizaram propriedades.

A manifestação foi a última de uma série de atos contra a violência policial na França, iniciada após um jovem de 22 anos identificado como Theo ser estuprado por um policial com um cassetete em 2 de fevereiro.

A vítima, que está hospitalizada devido a ferimentos no ânus e na cabeça, pediu calma à população, e sua família disse ter fé no sistema de Justiça. Quatro policiais foram suspensos e estão sendo investigados pelo incidente -um deles responde pela suspeita de estupro e os outros três por uso desnecessário de força.

A ministra da Educação da França, Najat Vallaud-Belkacem, disse compreender a "emoção" dos jovens sobre o caso, mas pediu calma e criticou o uso da violência. "Estou pedindo calma porque excessos assim, como usar violência e bloquear a entrada de lugares, são inaceitáveis. O Estado demonstrará firmeza considerável", disse à TV Public Senat.

Fonte - FolhaPress