Buscar

28/12/2020 às 10:10, Atualizado em 28/12/2020 às 14:02

Jornalista chinesa é condenada a quatro anos de prisão por cobertura da pandemia em Wuhan

Ela foi acusada pelo governo de 'provocar distúrbios' com suas matérias veiculadas nas redes sociais

Cb image default
Foto - reprodução Internet

A jornalista chinesa Zhang Zhan foi condenada nesta segunda-feira (28) a quatro anos de prisão por fazer a cobertura da pandemia da covid-19 em Wuhan, na China e passar informações falsas pela internet. O governo a acusou de 'provocar distúrbios' e esconder o sucesso da gestão para combater a doença.

Em declaração à AFP, um dos advogados expressou preocupação com o estado psicológico da cliente que "parecia muito abatida quando a sentença foi anunciada".

Zhang Zhan é natural de Xangai, mas viajou para Wuhan quando a cidade era considerada o epicentro da epidemia. Ela passou a divulgar reportagens nas redes sociais e a maioria era sobre a situação caótica nos hospitais chineses, entretanto, foi acusada por 'provocar distúrbios', que é um termo utilizado por opositores do regime do presidente Xi Jinping.

O processo contra Zhan começou em janeiro, pouco antes da OMS (Organização Mundial da Saúde) se deslocar a China para investigar as origens da epidemia. Criticada pela forma que conduziu a doença, Pequim foi decretar a quarentena na cidade de Wuhan em 23 de janeiro, mais de um mês depois da aparição de casos da covid-19.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.