Publicado em 07/11/2020 às 16:30, Atualizado em 07/11/2020 às 17:21

Com vitória na Pensilvânia, Joe Biden e é eleito presidente dos Estados Unidos

Biden é o 46º presidente dos EUA

Redação,
Cb image default
O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden (Foto: reprodução).

Após dias de apuração dos votos, o candidato à presidência dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, superou a quantidade necessária de votos para conquistar 270 delegados no colégio eleitoral. Com isso, conforme projeções de vários veículos de imprensa ao redor do mundo, Biden é o novo presidente americano.

Donald Trump, o republicano que concorria à reeleição, saiu derrotado das urnas. Biden é o 46º presidente dos Estados Unidos.

Mas, neste ano, a campanha de Trump alega que a eleição está sendo roubada e promete ações na Justiça para impedir que Biden vença. A campanha republicana pediu recontagem em Wisconsin e tenta suspender a apuração na Pensilvânia, na Geórgia e em Michigan.

Também pediu interferência em um caso pendente na Suprema Corte dos EUA sobre a Pensilvânia, um estado importante da disputa que ainda está contando centenas de milhares de cédulas enviadas pelo correio. O republicano tenta impedir que o estado conte votos que cheguem depois da eleição.

Essas manobras judiciais de Trump ocorreram após ataques do republicano contra a integridade da votação, ao mesmo tempo em que declarou vitória e sugeriu — sem comprovação — que os democratas tentariam fraudar a eleição.

Em seu pronunciamento, Biden rebateu: “Todos os votos precisam ser contados. Ninguém vai tirar nossa democracia, nem agora, nem nunca. A América foi longe demais, lutou em muitas batalhas, a América suportou demais para deixar isso acontecer.”

Trump está tentando evitar se tornar o primeiro presidente em exercício dos EUA a perder uma candidatura à reeleição desde George H.W. Bush, em 1992.

Com informações de agencias de noticias internacionais