Publicado em 20/01/2021 às 15:30, Atualizado em 20/01/2021 às 13:05

Califórnia paralisa vacinação após casos de reação alérgica

Lotes da vacina Moderna teriam estragado durante o transporte das doses para o Estado

Redação,
Cb image default
Divulgação

A distribuição de um lote da vacina fabricada pela farmacêutica Moderna foi interrompida temporariamente, de acordo com o Departamento de Saúde Pública da Califórnia, nos Estados Unidos. Segundo a pasta, a medida foi tomada após um número “maior do que o usual” de pessoas apresentar sinais de uma possível reação alérgica. O mau armazenamento das doses pode ser um dos motivos para o efeito adverso.

O caso que apesar de ter chamado atenção, está sendo considerado raro, foi observado em pacientes de uma clínica de San Diego e é investigado por autoridades de saúde do país. Segundo informações da Forbes, menos de 10 pessoas que receberam a dose apresentaram reações alérgicas graves e precisaram de cuidados médicos 24 horas depois da aplicação.

O lote que está suspenso tem mais de 330 mil doses da vacina distribuídas a 287 fornecedores em todo o estado da Califórnia.

A Moderna afirma estar colaborando totalmente com o departamento de saúde pública do estado na investigação dos efeitos adversos e que não tem conhecimento de reações assim vindo de pacientes que usaram o mesmo lote das vacinas em outros centros de vacinação.

Na terça-feira, 19, autoridades do Centro de Controle e Prevenção de Doenças do Maine fez um comunicado dizendo que durante o transporte da vacina para o estado os requisitos de temperatura não foram respeitados e as doses estragaram. Segundo o centro, 35 locais diferentes podem ter sido afetados e essas doses serão repostas.

Fonte - Terra