Buscar

12/12/2018 às 18:00, Atualizado em 12/12/2018 às 21:50

Verão será marcado por chuvas intensas e altas temperaturas em MS

Estação é mais chuvosa, com pancadas principalmente durante a tarde.

Verão começa no dia 21 de dezembro e deve ser marcado pelo clima típico da estação em Mato Grosso do Sul, com chuvas intensas e altas temperaturas. É o que aponta prognóstico divulgado hoje pelo meteorologista Natálio Abrahão, da Uniderp.

A estação compreende parte de dezembro, janeiro, fevereiro e parte de março, sendo janeiro o mês mais quente. O verão é caracterizado pelos dias mais longos que as noites, o que permite a manutenção de temperaturas elevadas no solo e no ar, favorecendo mudanças rápidas nas condições diárias do tempo, levando à ocorrência de chuvas de curta duração e forte intensidade, principalmente no período da tarde.

No Estado, as chuvas devem ocorrer em forma de pancadas, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento, frequentemente acima de 50 km/h.

Conforme o meteorologista, a média de chuva acumulada no trimestre deve oscilar entre 510 mm a 550 mm, dentro da média do período, sendo janeiro o mês mais chuvoso. Os maiores acumulados concentram-se nos municípios do sul do Estado e da região central, com valores médios superiores a 200 mm.

As pancadas de chuva, trovoadas, raios e rajadas de vento nos fins da tarde e começo da noite devem ocorrer em todas as regiões e podem estar associadas a formação do sistema meteorológico conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), responsável por provocar dias seguidos de tempo nublado e volumes consideráveis de chuvas, o que aumenta risco de enchentes e deslizamentos de terra.

Dependendo das condições de ventos em altitude e da convergência de umidade da Amazônia, pode haver períodos de estiagem com duração de 7 a 15 dias, conhecido como veranico.

Com relação as temperaturas, em média costumam ser mais altas, principalmente as mínimas. Quando sol aparece, além do calor também há sensação de abafamento, devido a umidade no ar. Neste verão, as máximas ficam sempre acima de 30ºC, devido ao El Niño.

Máximas podem chegar aos 36ºC e mínimas devem ficar em torno dos 22ºC. As temperaturas apresentam médias de 25,5º. Em Campo Grande, mínimas entre 19°C e 21°C e máximas entre 29°C e 32°C.

Baixos indíces de umidade relativa do ar devem ser frequentes, podendo ficar abaixo dos 20%, o que é considerado raro para o verão em Mato Grosso do Sul.

Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, aos raios ultra violeta estarão nos níveis máximos e é recomendado que a população evite se expor ao sol das 10h às 16h.

Verão termina no dia 20 de março, quando se inicia o outono.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.