Publicado em 11/05/2018 às 15:00, Atualizado em 11/05/2018 às 15:29

Vendas em sites e redes sociais inovam o comércio tradicional

Ferramentas da internet dão visibilidade ao produto e alteram o modo de fazer comércio.

Redação,

O modo de comprar e vender sofreu importantes mudanças desde que a primeira venda online foi realizada em solo estadunidense no ano de 1994. Hoje, existe um novo modo de fazer comércio, nele as vendas são feitas com praticidade através de sites ou redes sociais. Gabriel Leitão, 21, criou a American Official Arts (AOA), empresa responsável pela venda de óculos de sol com design único. Ele explica que a ideia em desenvolver sua própria marca veio quando estava procurando óculos de sol para comprar, mas não encontrou produtos de qualidade com preços acessíveis para o consumidor. Após muita pesquisa, Leitão criou seu negócio utilizando a internet como meio de divulgação e venda.

No início, seu alcance se limitou a capital paulista devido a facilidade na entrega. Atualmente, sua marca é comercializada em lojas presentes em mais de 30 shoppings por todo país. “Graças à internet temos uma grande repercussão”, fala com naturalidade. Como resultado, algumas celebridades como o cantor Gustavo Lima e influenciadores da internet já usaram seus óculos. Isso é resultado dos laços de proximidade criados pelas redes sociais que vão além das tradicionais relações entre quem oferta e quem consome.

Karen Pinheiro de Castro, 25, possui um comércio eletrônico especializado em saias sob medida. Todas as vendas são feitas através do site da loja e das redes sociais. Flor Di Cerejeira, como é conhecida sua marca, surgiu há alguns anos atrás, depois que a empresária percebeu a dificuldade das mulheres em encontrar saias que fossem até os joelhos. Em princípio, os produtos eram feitos apenas como um hobby, mas logo após o sucesso da marca, Karen passou a se dedicar integralmente na elaboração de suas peças. “Comecei em São Paulo vendendo para minhas amigas”, revela. “Hoje, vendo para mulheres de todo Brasil e até nos Estados Unidos e Japão”.

Karen acredita que o modelo de vendas através das redes sociais irá crescer ainda mais como resultado dos baixos custos e do longo alcance. “Posso atravessar o país sem sair de casa”, afirma. A visibilidade alcançada pela loja nas redes sociais foi tamanha que a empresária já participou de programas televisivos na TV Gazeta e na TV Novo Tempo. Além desses reconhecimentos, ela também passou a vestir algumas cantoras do meio gospel, e recentemente fechou o figurino da filha da cantora Aline Barros.

O comércio feito por meio de sites e redes sociais difere das formas tradicionais de venda que as empresas estão acostumadas a utilizar. Nesse meio, a promoção da marca, produtos, serviços ou até mesmo pessoas é realizado através de relacionamentos com os potenciais clientes.

Sidney Miyagui, 37, é analista desenvolvedor formado pela UNESP em Ciências da Computação. Ele conta que certa vez foi convidado por um amigo para desenvolver algo semelhante ao que foi o Orkut, mas na época recusou a ideia por não saber da dimensão que as redes sociais ganhariam. Para ele, o benefício das redes sociais é superior a diversas mídias, pois ela tem um alcance ilimitado e sua divulgação pode ser gratuita. “É como se fosse uma propaganda de boca em boca. Só que em grande quantidade e ao mesmo tempo”, explica.

De fato, os empreendedores estão fazendo o caminho inverso ao tradicional, começando seu negócio pela internet e após conquistar um público considerável, atingindo as lojas físicas e até mesmo mudando os métodos tradicionais de fazer comércio.

Reportagem de Ester Santana, Tifany Midori Kimura e Thamyres Kasperavicius.