Buscar

14/06/2018 às 07:00, Atualizado em 13/06/2018 às 21:36

Um município de Mato Grosso do Sul tem mais eleitores do que habitantes

Estudo divulgado pela CNM mostra que a situação ocorre em 231 cidades.

Cb image default
Divulgação

Um município de Mato Grosso do Sul tem mais eleitores do que habitantes, segundo estudo divulgado neste semana Confederação Nacional de Municípios (CNM). O nome da cidade não foi divulgado no levantamento.

A explicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as discrepâncias consiste na distinção entre domicílio eleitoral e domicílio civil. Ou seja, é possível o cidadão morar em uma cidade e votar em outra. Além disso, nos municípios com maior atividade econômica ou produtiva, é normal que haja um incremento no quantitativo de eleitores, de forma a superar a população residente

Conforme o CNM, o estudo registrou que 146,1 milhões de pessoas estão aptas a votar nas 5.568 cidades brasileiras. No entanto, ao analisar as estatísticas divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais uma vez foram registrados cidades que possuem mais eleitores do que habitantes.

A compilação feita pela CNM confirma que a condição acontece em 231 municipios brasileiros, dos quais 75 são de Minas Gerais, seguido de São Paulo e Santa Catarina com 29 e 20 Municípios, respectivamente.

No entanto, a maior disparidade ocorre em Canaã dos Carajás (PA), que tem 3.857 eleitores a mais que habitantes. O segundo é Cumaru (PE), com diferença de 3.396. No Rio Grande do Norte, o Município de Severiano Melo possui 3.150 e registra 6.149 eleitores.

“O que este estudo demonstra é que, em 231 cidades do Brasil, o número de eleitores é maior do que a população. Se por um lado isso pode ser explicado pela mobilidade das pessoas que mudam o domicílio eleitoral para suas cidades de origem ou para cidades litorâneas, podemos também alertar para uma reclamação constante dos gestores municipais – a de que as suas respectivas populações estão subestimadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística”, destaca o presidente da CNM, Glademir Aroldi.

De acordo com o estudo, houve um crescimento de 1,4% no número de eleitores em relação a 2016, ano em que ocorreu as últimas eleições municipais. Comparado com a estimativa populacional mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que indica 207,7 milhões de habitantes em 2017, os eleitores representam 70,37% da população brasileira.

A CNM confirma que São Paulo tem o maior eleitorado do país, com 33,293 milhões de votantes e 22,78% do total. Em segundo lugar, Minas Gerais possui 15,619 milhões e consiste em 10,69% do total. No ranking das regiões com mais eleitores, os dez primeiros colocados são as capitais. Já o Município com menor número de eleitores é Araguainha (MT), e contabiliza 945 votantes.

Fonte - Agência Brasil

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.