Buscar

09/09/2021 às 16:00, Atualizado em 09/09/2021 às 17:01

UFMS retoma aula presencial em março de 2022, com 5% mais vagas e novo curso

Campus da Capital terá bacharelado em História e inscrições no vestibular estão abertas em MS

Cb image default
Divulgação

Foram apresentados nesta quinta-feira (9), pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), detalhes sobre formas e regras de ingresso na graduação em 2022. O retorno das aulas presenciais será em março de 2022. Até então, os acadêmicos têm estudado em sistema híbrido, com aulas presenciais e online.

A universidade, que voltou a aderir ao (Sistema de Seleção Unificada) neste ano, também oferece vagas pelo vestibular e pelo Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva).

Haverá 5% de vagas a mais em relação a 2021, que teve 5.525 vagas em dez municípios. Serão oferecidos 114 cursos em 10 cidades. Do total de vagas, 60% serão por vestibular, 20% pelo Passe e 20% pelo Sisu.

Outra novidade é a inauguração do curso de bacharelado em História, no campus de Campo Grande. Além disso, o processo de inscrição está mais ágil, segundo o reitor, Marcelo Turine.

O candidato vai conseguir realizar em, no máximo, quatro minutos a inscrição, que antes era bem mais demorada.

Segundo o reitor, a universidade foi umas das três no país que não paralisaram as atividades em função da pandemia.

“Estamos aprendendo a trabalhar com o ensino híbrido, que não atrapalha o desenvolvimento do estudante. Por conta da pandemia, precisamos nos adaptar ao mundo digital. Estamos seguindo as grandes universidades do mundo. Com o Passe, queremos dar oportunidades ao alunos do ensino médio para estudarem na universidade”, comentou o reitor.

Inscrições - Até o dia 8 de novembro, é possível se inscrever para o vestibular e o Passe pelo site da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura). O vestibular será em 5 de dezembro de 2021. Clique aqui para se inscrever.

Já os estudantes que desejam entrar com a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), precisam observar os prazos do Sisu, que ainda não abriu as inscrições para o primeiro semestre de 2022.

Passe - O programa tem três etapas. Os estudantes do ensino médio devem fazer provas nos dois primeiros anos. No terceiro ano, fazem a prova e uma redação, além de escolher o curso de graduação para concorrer. A primeira etapa será em 12 de dezembro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.