Publicado em 25/11/2025 às 09:34, Atualizado em 25/11/2025 às 07:58
O intercâmbio reúne docentes e estudantes da área de Agronomia da UEMS.
A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) deu início, no dia 19 de novembro de 2025, ao intercâmbio de pesquisa no Tecnológico Nacional de México (TecNM), no Instituto Tecnológico do Valle del Yaqui, em Bacúm, Sonora (México). A atividade conta com o apoio financeiro de Auxílio Mobilidade Internacional e Bolsas de Iniciação Científica Internacional (PIBICin) da UEMS conforme editais da instituição.
O intercâmbio reúne docentes e estudantes da área de Agronomia da UEMS. Participam os professores: Dr. Jorge González Aguilera, do Curso de Agronomia da Unidade Universitária de Cassilândia e docente do Programa de Pós-Graduação em Agronomia – Sustentabilidade na Agricultura (PGAC); e Dr. Fábio Steiner, do Curso de Agronomia da Unidade Universitária de Aquidauana e docente do Programa de Pós-Graduação em Agronomia – Produção Vegetal (PGAGRO). Também integram a mobilidade internacional os estudantes Lucas Enmanuel Lopes e Pedro Barbosa Silva, ambos do 4º ano do Curso de Agronomia da UEMS de Cassilândia
A mobilidade internacional terá duração de 30 dias para os professores e 60 dias para os estudantes. Durante esse período, serão desenvolvidas atividades de pesquisa em conjunto com os professores/pesquisadores Dr. Leandris Argentel Martínez e Dra. Ofelda Peñuelas Rubio, do TecNM, integrantes do Corpo Acadêmico Sustentabilidad Agroalimentaria y Ecosistemas Frágiles y Degradados (ITVAYA-CA-3).
A programação inclui:
realização de experimentos em campo,
atividades em laboratório e casa de vegetação,
reuniões técnicas para intercâmbio de conhecimentos,
planejamento de projetos colaborativos futuros,
elaboração de propostas de pesquisas integradas entre Brasil e México.
Quanto aos objetivos dessa mobilidade, a iniciativa integra a política de internacionalização do ensino, pesquisa e extensão da UEMS, que busca fortalecer parcerias acadêmicas e ampliar a atuação global da instituição.
O intercâmbio tem como objetivos:
consolidar vínculos institucionais entre UEMS e TecNM;
promover pesquisas e publicações conjuntas;
estimular a formação científica de estudantes em ambiente internacional;
desenvolver estudos relacionados ao uso de microrganismos (bactérias e fungos) e nanopartículas de carbono;
investigar estratégias para melhorar a resposta de cultivos agrícolas (milho e trigo) a estresses abióticos, especialmente em condições de semideserto, características do Valle del Yaqui.
As atividades da mobilidade internacional seguem até 19 de janeiro de 2026, reforçando o compromisso da UEMS com a produção científica de excelência e com o fortalecimento das redes de cooperação acadêmica internacional.