Buscar

30/08/2016 às 18:00, Atualizado em 30/08/2016 às 17:28

Treze cidades do Estado perderam habitantes em 2016, diz IBGE

Novo Horizonte do Sul aparece entre os municípios que perderam habitantes

O número de habitantes em 113 municípios de Mato Grosso do Sul diminuiu entre o ano passado e este, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os dados mostram que Novo Horizonte do Sul perdeu 133 moradores em um ano e teve a maior queda percentual, de 3,09%.

A cidade que tinha 4.306 habitantes em 2015, hoje conta com 4.173, conforme os números. Porém, a prefeita Nilza Ramos Ferreira Marques (PSDB) diz não sentir essa redução na prática. "Levando em consideração os atendimentos de saúde e assistência social, temos a impressão de que cresceu o número de moradores".

Rio Negro que hoje tem 4.871 habitantes, perdeu 39 moradores no último ano, queda de 0,79%. Pedro Gomes e Guia Lopes da Laguna, estão juntas em terceira posição, com a redução população de 0,72%.

Em quarto aparece Nioaque que reduziu em 72 habitantes a população total, hoje estimada em 14.162. Em cinco no ranking está Bodoquena que soma 7.859 e perdeu 130 moradores ao longo de um ano.

Inocência, Sete Quedas, Jateí seguem a lista junto com Glória de Dourados, Brasilândia, Camapuã e Fátima do Sul. A exceção da última, as cidades tem em comum o fato de serem pequenas e geralmente estarem próximas de outras maiores, como Nioaque que fica próxima a Jardim e Sidrolândia, por exemplo.

Além disso, a economia da maioria dessas cidades é pautada apenas no comércio local e poder público, o que diminui a oferta de emprego e renda aos moradores. Ainda pode-se incluir nesta lista o fato de que jovens em busca de estudo ou melhores oportunidades, precisam deixar as cidades.

Fonte - Campograndenews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.