Buscar

08/05/2018 às 09:00, Atualizado em 07/05/2018 às 22:50

TRE recebeu 68 pedidos de pessoas trans para mudar nome no título

Nenhuma solicitação foi feita na quinta zona eleitoral.

Travestis e transexuais que pretendem adotar um nome social nas eleições deste ano têm até quarta-feira (9) para solicitar a alteração do título eleitoral, quando ocorre o fechamento do Cadastro Nacional de Eleitores. Em Mato Grosso do Sul, 68 pessoas já solicitaram a mudança dentro do prazo estipulado para o pleito deste ano.

De acordo com o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), somente em Campo Grande foram 26 solicitações para mudança de nome. As mudanças ocorreram em outros 25 municípios. Em Dourados foram cinco alterações. Em Anastácio e Coxim foram quatro pedidos em cada uma.

Corumbá e Três Lagoas registram três pedidos de mudanças no nome social. Em Jardim, Ladário e Rio Verde foram dois pedidos feitos em cada município.

Também aparecem na lista com um pedido de mudança de nome os municípios de Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Bela Vista, Bonito, Brasilândia, Costa Rica, Fátima do Sul, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Ponta Porã, Santa Rita do Pardo e Vicentina.

Para requerer a atualização cadastral, basta que o interessado apresente documento de identificação com foto, não sendo exigidos comprovantes, declarações nem certidões adicionais. Menores de 18 anos também podem requerer a modificação, desde que já possuam o título de eleitor.

Em todos os casos, um novo documento, com o nome civil já substituído pelo nome social e com o mesmo número de inscrição do anterior, será emitido e entregue pelo atendente no ato da solicitação. O verso do título deverá ter um QR Code, código de segurança que atesta a autenticidade do documento.

O nome social, além de constar no título de eleitor, também estará indicado no cadastro da urna eletrônica e no caderno de votação das seções.

No caso de candidatos transexuais e travestis, conforme o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), embora o nome social e o nome que constar na urna possam coincidir, eles também são registrados em procedimentos separados. O prazo final para que candidatos transexuais e travestis

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.