Buscar

18/09/2025 às 17:00, Atualizado em 18/09/2025 às 17:50

Togo autoriza importação de bovinos e bubalinos vivos do Brasil

O avanço é resultado da atuação conjunta do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Cb image default
Divulgação

As autoridades sanitárias do Togo aprovaram a abertura do mercado para a importação de bovinos e bubalinos vivos provenientes do Brasil. A decisão amplia o alcance do agronegócio brasileiro na África Ocidental e fortalece a relação comercial entre os dois países.

Em 2024, o Togo importou US\$ 173 milhões em produtos agropecuários do Brasil, com destaque para o complexo sucroalcooleiro, carnes e pescados. A nova autorização abre caminho para a diversificação da pauta exportadora brasileira na região.

A posição estratégica do Porto de Lomé, um dos 100 maiores do mundo em movimentação de contêineres e principal hub logístico da África Ocidental, pode favorecer a redistribuição dos animais vivos a outros países vizinhos.

Com esta, o Brasil soma 437 aberturas de mercado para produtos do agronegócio desde 2023, abrangendo 72 destinos. O avanço é resultado da atuação conjunta do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.