Buscar

16/03/2024 às 10:00, Atualizado em 15/03/2024 às 20:37

Temperatura escaldante em MS deve acabar entre os dias 21 e 22

Essa ‘quebra’ do bloqueio deve aliviar um pouco as temperaturas escaldantes que estão sendo registradas no MS.

Cb image default
Divulgação

Os modelos de previsão de tempo indicam que, entre os dias 21 e 22 de março de 2024, tem a possibilidade do avanço de uma frente fria quebrar esse bloqueio atmosférico que causa a onda de calor. Essa ‘quebra’ do bloqueio deve aliviar um pouco as temperaturas escaldantes que estão sendo registradas no MS.

As informações são do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de MS), que também divulgou a previsão meteorológica para este final de semana, indicando continuidade do calor intenso, com temperaturas que podem chegar a 37-40°C em grande parte do Estado.

A atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, ou seja, uma massa de ar quente e seca (inibe a formação de nuvens em grande escala) favorece o aquecimento acentuado durante o dia, deixando as temperaturas acima da média em praticamente todas as regiões do estado e configurando uma onda de calor.

Sábado

Nem todas as localidades do estado configura-se uma onda de calor. No sábado (16), são esperadas pancadas de chuvas e, pontualmente, chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, principalmente nas regiões leste/sudeste, norte, nordeste e noroeste do estado.

Tanto as temperaturas mínimas quanto as máximas seguem elevadas, onde estão previstas temperaturas mínimas entre 25-26°C e máximas de até 38°C nas regiões sudeste e leste do estado. Para as regiões sudoeste e pantaneira, as mínimas estarão altas, entre 27-29°C e máximas de até 37-40°C, principalmente na região de Porto Murtinho.

Para as regiões norte e bolsão esperam-se mínimas entre 24-26°C e máximas de até 35-38°C, com destaque na região de Três Lagoas. Em Campo Grande, são esperadas mínimas entre 24-26°C e máximas de até 35-36°C.

Além disso, a massa de ar seco contribui para ocorrência de baixos valores de umidade relativa do ar, entre 20-40%. Os ventos atuam do quadrante norte com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h

Domingo

As temperaturas continuam altas em MS, porém com maior probabilidade de chuvas quando comparado a sexta-feira (15) e sábado (16). A previsão indica tempo firme, com sol e variação de nebulosidade. Porém, não se descartam pancadas de chuvas e, pontualmente, chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Em relação às temperaturas, onde estão previstas temperaturas mínimas entre 24-26°C e máximas de até 37°C nas regiões sudeste e leste do estado. Para as regiões sudoeste e pantaneira, as mínimas estarão altas, entre 27-29°C e máximas de até 35-39°C, principalmente na região de Porto Murtinho.

Para as regiões norte e bolsão esperam-se mínimas entre 24-26°C e máximas de até 33-37°C, principalmente na região de Três Lagoas. Em Campo Grande, são esperadas mínimas entre 23-25°C e máximas de até 34°C. Os ventos atuam de norte/nordeste com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.