Buscar

10/05/2020 às 10:23, Atualizado em 10/05/2020 às 14:32

Suspensão de contratos de trabalho no Estado atinge 50% dos funcionários

Empresas retomaram trabalho, mas com pelo menos metade da mão de obra diante da pandemia de coronavírus.

Mesmo com retomada do comércio, pelo menos 50% do setor de varejo está utilizando a suspensão temporária de contratos no Estado. Dados do Governo Federal indicam que mais de 21 mil trabalhadores em Mato Grosso do Sul tiveram o contrato de trabalho suspenso e já conseguiram o Bem (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda). A suspensão, conforme prevê medida provisória, é de 90 dias.

“Por mais que o comércio esteja voltando aos poucos, a medida provisória está em vigor”, salientou o presidente da Fetracom (Federação dos Trabalhadores do Comércio de MS). Douglas Rodrigues Silgueiro. Ele destaca que as empresas por enquanto não recuaram ou suspenderam os acordos previstos na medida provisória de redução de jornada e salário ou suspensão de contrato.

“Por incrível que pareça ainda está chegando muito acordo para redução de jornada e salário e suspensão de contrato no comércio”, admitiu o presidente da entidade.

Silgueiro reconhecer que será difícil nesse primeiro momento o comércio voltar com força total. “Ainda vai levar um tempo, estimo que daqui uns três meses poderemos ter a dimensão do reflexo pra daí conseguirmos dizer quando que o comércio voltará em sua rotina normal”, acrescentou.

Sem citar números, o dirigente destaca que no comércio não houve demissão expressiva por conta da medida provisória. “Vamos dizer que mais de 50% do setor está fazendo uso ou beneficiando da medida provisória. Isso segurou as demissões”, avaliou. Com informações do Campograndenews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.