Publicado em 11/08/2020 às 08:35, Atualizado em 10/08/2020 às 20:47

Solicitações de Ouvidoria na Agepan têm 67 registros em julho

Os números representam em torno de 88% do quantitativo que foi registrado no mês anterior, quando a soma de informações e reclamações foi de 77, já bem inferior ao balanço de maio, com 180.

Redação,
Cb image default
Divulgação

As solicitações de Ouvidoria na Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan) mantiveram a tendência de redução e estabilidade observada nos últimos dois meses. Com o usuário utilizando mais os canais de atendimento das concessionárias, o que é ideal, as demandas na agência reguladora tendem a diminuir. Em julho, 15 usuários dos serviços regulados registraram reclamação. Outras 52 chamadas foram classificadas como prestação de informação, totalizando 67 solicitações entre os dias 1º e 31. Foi a menor quantidade mensal de registros no ano.

Os números representam em torno de 88% do quantitativo que foi registrado no mês anterior, quando a soma de informações e reclamações foi de 77, já bem inferior ao balanço de maio, com 180.

Após abril, quando ocorreu um recorde de registros, a organização dos atendimentos remotos dos call centers e demais canais das concessionárias e a reabertura de alguns atendimentos presenciais dessas empresas direcionaram o usuário para aqueles canais primários. Essa tendência representa o fluxo correto de atendimentos aos usuários, quando a prestadora de serviço deve ser acionada em primeiro lugar, para resolver o problema. Se o consumidor não ficar satisfeito com a solução apresentada e não tiver o problema sanado na Ouvidoria da concessionária, pode, então, procurar a Agência Reguladora.

Dos 67 registros de julho na Agepan, 38 foram de saneamento básico, de usuários dos serviços da Sanesul, com 30 pedidos de informação, solucionados durante o atendimento, e oito reclamações. O transporte rodoviário intermunicipal de passageiros respondeu por 17 solicitações, sendo 12 informações e cinco que tornaram em reclamações efetivas. O serviço de energia elétrica teve 1 registro de reclamação e 1 de informação, e houve, ainda, 10 registros a respeito de assuntos administrativos, da própria Agepan, maciçamente para esclarecimentos de dúvidas.

Canais

Em razão da situação de emergência declarada por conta da pandemia do novo coronavírus, a Agepan está atuando em regime de teletrabalho e sem atendimento presencial ao público. Para os usuários que precisam falar com a Ouvidoria, estão disponíveis, ininterruptamente, os canais digitais de e-mail – [email protected] - e sistema eletrônico e-Ouvidoria. Também pode ser utilizado o canal telefônico, nos números 3025-9534 e 3025-9535, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7:30 às 13:30.