Publicado em 28/12/2021 às 08:57, Atualizado em 28/12/2021 às 12:58

Sistema da Sanesul segue fora do ar e apuração de ataque hacker fica sob sigilo

Todos os sistemas da empresa, que atende 68 cidades, foram comprometidos

Redação,

Alvo de ataque no domingo, o sistema da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) continua fora do ar na manhã desta terça-feira (dia 28). Ainda segundo a empresa, que atende 68 municípios, o atendimento presencial segue suspenso hoje.

A invasão foi comunicada em Boletim de Ocorrência registrado na Depac Centro (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário). A Polícia Civil informou que a investigação está sob sigilo.

Ontem, a reportagem questionou a empresa se houve sequestro do sistema. A Sanesul informou que a manifestação sobre o caso se restringiria ao conteúdo de um comunicado divulgado à imprensa. A nota citava a invasão, o trabalho para restabelecer o sistema e que o atendimento seguia disponível por meio do telefone 0800 067 6010.

De acordo com boletim de ocorrência, o alcance do ataque foi extenso, com todos os sistemas da empresa comprometidos: registros de ocorrência, abertura de ordem de serviço, cadastro de consumidores, leitura e faturamento, recursos humanos, infraestrutura, financeiro, patrimônio.

As falhas no sistema foram identificadas na madrugada de domingo (dia 26), por volta das 2h10. Um técnico de tecnologia da informação foi à Sanesul e detectou a invasão externa ao sistema. Na sequência, foi notificada a empresa ClickTI, que é terceirizada e locadora da infraestrutura do data center (centro de processamento de dados).

Por volta das 8h de domingo, a terceirizada diagnosticou a invasão mediante criptografia de dados em toda a estrutura. O advogado da Sanesul entregou à Polícia Civil cópia da mensagem enviada pelo hacker no momento da invasão.

Com informações do Campograndenews