Buscar

13/04/2021 às 09:37, Atualizado em 12/04/2021 às 22:41

Sindicato Rural ataca estudo sobre queimadas e vê campanha contra pecuaristas

Entidade diz que material indicando fazendas como origem de focos de incêndio no Pantanal não tem embasamento

Cb image default
Peões tocam boiada em meio ao Pantanal de Mato Grosso do Sul, onde há mais de 1,8 propriedades rurais. (Foto: Embrapa Pantanal) 

“Total desconhecimento da região ou má-fé do corpo técnico que o elaborou”. Essa foi uma das frases usadas pelo Sindicato Rural de Corumbá, cidade encravada no Pantanal de Mato Grosso do Sul, para reagir, uma semana depois, à divulgação de relatório do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) sobre a tragédia das queimadas no ano passado na região. O documento aponta que a maioria dos incêndios surgiu em fazendas, e foi obra da “mão humana”.

“São conclusões desconexas com a realidade e o complexo ambiente do bioma, com objetivo claro de condenar previamente o homem pantaneiro e o setor produtivo”, informa a entidade ruralista em nota divulgada nesta segunda-feira.

Ao citar que Corumbá é o maior município pantaneiro - com 44,73% da área de planície, onde se encontram mais de 1.800 propriedades e um rebanho bovino de 1,9 milhão de animais – o Sindicato Rural diz repudiar a informação divulgada, segundo a qual “quase 60% dos focos de incêndios no Pantanal têm probabilidade de ligação com atividades agropastoris”.

O texto continua, classificado a conclusão como algo “sem embasamento criterioso e cheia de meias verdades”.

“Insinuações perigosas e desprovidas de elementos técnicos capazes de sustentar uma querela sem fundamentos, cujas impropriedades, absurdas, são motivadas pela ideologia que está liderando a campanha injuriosa contra os produtores rurais do Pantanal”, aponta o sindicato.

A visão apresentada é de que as conclusões do estudo fazem parte de campanha para desvalorizar atividade econômica do Pantanal “totalmente sustentável”.

Para o presidente da entidade, Luciano Aguilar Leite, esse movimento difamatório contrapõe a imagem que se tem mundialmente do Pantanal de ecossistema único e preservado, para ele lugar de natureza intocada e incomparável.

“Se o Pantanal é uma maravilha, ocorreu por acaso? Se está conservado, foi conservado por nós, pantaneiros. Por uma comunidade que está ali há mais de 200 anos e provou ser conservacionista”, declarou o presidente da entidade, Luciano Aguilar Leite.

“Crime contra o pantaneiro” - Na nota, é observado que o relatório produzido pela equipe de geoprocessamento do MPMS e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro omite que “grandes incêndios florestais que se originaram nas unidades de conservação existentes no bioma, como o Parque Nacional e o Sesc Pantanal, ambos em Poconé (MT), e nas reservas, as RPPNs, ao longo da Serra do Amolar.

Apenas o Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, em Aquidauana, é citado, conforme o posicionamento da entidade. O documento acusa que a maioria dos focos de calor, “286 pontos de ignição”, foram identificados em fazendas.

“Descoberta que nada acrescenta, investigação banal”, define o material, para depois alegar que mais de 90% do Pantanal são ocupado há séculos por pequenas, médias e grandes propriedades rurais.

Conforme escrito, a conclusão do “estudo” (grifo do texto original), aponta o fogo atingindo áreas de pastagem, conclusão considerada óbvia, por ser esta uma das características naturais do Pantanal!

“O propósito dessas inverdades, nós sabemos qual é; convivemos há anos com uma bem aplicada lavagem cerebral arquitetada por esse ambientalismo colonialista, que nos levará ao abismo econômico e social”, afirma na nota Manoel Martins de Almeida, definido como tradicional pantaneiro do Paiaguás.

“Querem fazer a sociedade acreditar que somos bandidos. Estão cometendo um crime contra o pantaneiro”, sustenta.

Para esses pantaneiros, o programa lançado pelo Ministério Público, “Pantanal em Alerta”, terá como resultado criar clima de terror, de intimidação ao produtores; transferir obrigações e promover a criação de um cenário para outros grandes incêndios.

“É inviável responsabilizar o produtor, não temos estrutura, nem recursos”, rebate Luciano Leite.

Na semana passada, posicionamento parecido já havia sido manifestado pelo presidente do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), o coronel da reserva da Polícia Militar Angelo Rabelo.

Procurado, o MPMS enviou posicionamento defendendo o material atacado e colocando-se a disposição para debater os resultados. "O Ministério Público de Mato Grosso do Sul informa que o estudo foi elaborado tendo como base critérios técnicos e científicos e está à disposição para debater os resultados, utilizando-se destes mesmos critérios, bem como para orientar e prestar apoio no que diz respeito às medidas necessárias para a prevenção desses incêndios", traz a resposta.

Com informações do Campograndenews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.