Buscar

17/05/2018 às 14:00, Atualizado em 17/05/2018 às 17:36

Servidores da UFMS confirmam paralisação dia 23 por 28% de reposição salarial

A assembleia desta manhã foi presidida pelos coordenadores gerais do SISTA.

Cb image default
Divulgação

Os servidores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul confirmaram, em assembleia geral realizada na manhã desta quinta-feira, que paralisam mesmo suas atividades no próximo dia 23 de maio, em protesto salarial. A luta não por aumento salarial, mas sim por reposição das perdas salariais que vêm ocorrendo há anos e que já acumulam um prejuízo de 28%.

Esse é o percentual que eles querem de reposição, informa o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – SISTA-MS.

Reunidos no Anfiteatro da FAALC da UFMS em assembleia geral, mais de 300 trabalhadores decidiram além da paralisação do dia 23, a categoria, liderada pelo seu sindicato, vai fazer panfletagem no entorno da universidade para informar a todos sobre o motivo da paralisação e as reivindicações que a categoria faz ao Governo e à Reitoria da UFMS para que tenham melhores salários e mais dignidade no ambiente de trabalho.

Também decidiram fazer outra assembleia um dia antes da paralisação, no dia 22 de maio, terça-feira, em frente à Reitoria, a partir das 7h30 para entregar um abaixo assinado ao reitor, solicitando a suspensão da implantação do ponto eletrônico na universidade, até que se faça um dimensionamento de pessoal com a garantia de implantação das 30 horas.

A assembleia desta manhã foi presidida pelos coordenadores gerais do SISTA-MS, Waldevino Mateus Basílio e Cleo Gomes. A reunião começou às 9h e terminou depois do meio dia. “Foi uma assembleia altamente positiva, pois conseguimos reunir dezenas de pessoas para discutir assuntos relevantes de interesse de todos nós e serviu também para mostrar que devemos nos unir para lutar contra as ameaças aos nossos direitos”, afirmou Basílio.

Além da paralisação no dia 23 de maio, durante todo o dia, os servidores da UFMS discutiram também o polêmico processo de revisão dos valores dos 47,84%. Para maiores explicações sobre o andamento desse processo, a direção do sindicato levou sua assessoria jurídica, Dr. Ricardo, para falar aos presentes. Ficou acertado, na assembleia, que ele acompanhará a direção do SISTA-MS numa reunião com o reitor da universidade para tratar do assunto, uma vez que a justiça já reconheceu que a cobrança desse percentual dos servidores incide também sobre o Imposto de Renda e Seguridade Social, ou seja, de maneira indevida. Daí a necessidade de uma revisão dos cálculos, que a própria universidade deveria solicitar.

Cleo Gomes pede o comparecimento de todos os servidores nessas atividades marcadas em assembleia, para que o movimento tenha força e que a situação dos trabalhadores alcance maiores e melhores patamares, como a reposição dos 28% perdidos para o acumulado da inflação dos últimos anos e essa questão da cobrança indevida dos 47,84%. “Juntos somos mais fortes. Precisamos da força e da união de todos”, acrescentou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.