Publicado em 03/09/2021 às 10:34, Atualizado em 02/09/2021 às 23:35

Servidor da Agepen se qualifica em Negociação Policial promovido pelo BOPE

Representando a Agepen na cerimônia de encerramento do curso, o comandante de Operações Penitenciárias, Richard Dias, destacou que a capacitação veio em um momento de transformação institucional.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Com foco na capacitação técnica, servidor da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen/MS) finalizou o Curso de Negociação Policial. Integrante do Comando de Operações Penitenciárias (COPE), Leonardo de Souza Ortiz participou de treinamento intensivo de 150 horas/aula.

Promovido pelo Batalhão de Polícia Militar de Operações Policiais Especiais- BOPE entre os dias 9 a 25 de agosto, a capacitação abordou sobre técnicas e táticas de gerenciamento de crises; crises envolvendo reféns e artefatos explosivos, assalto tático, técnicas não-letais, terrorismo, aspectos jurídicos sobre a negociação de crises, programação neolinguística, entre outras.

"Esse curso representa um grande marco na minha vida profissional, uma vez que sou integrante do COPE e atuamos justamente nas situações de crise em estabelecimentos prisionais, como força de reação da Agepen", ressaltou o servidor, que é formado em Direito, com especialização em Gestão Prisional.

A negociação policial, conhecida como a rainha das alternativas táticas, é a primeira alternativa a ser empregada no atendimento de ocorrências de crises, e tem como objetivo principal a resolução do evento crítico utilizando-se de técnicas e táticas específicas para cada situação.

Representando a Agepen na cerimônia de encerramento do curso, o comandante de Operações Penitenciárias, Richard Dias, destacou que a capacitação veio em um momento de transformação institucional.

“Essa qualificação abrirá as portas para o domínio completo de resposta tática por parte do COPE em situações de crises. Agora além de contribuir para a solidificação da nossa doutrina perante os novos objetivos, poderemos agregar esse conhecimento técnico em intervenção durante situações hostis, buscando um resultado rápido, eficiente e com menos riscos”, ressaltou.

Profissionais de segurança pública de diversos estados do Brasil como Mato Grosso, Paraná, Maranhão, Santa Catarina, Distrito Federal e Espírito Santo também participaram do treinamento e serão multiplicadores da doutrina de negociação policial em suas respectivas secretarias.

Para o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, o aperfeiçoamento constante das atividades através de capacitação profissional garante um trabalho cada vez mais responsável e eficiente. “Atuamos sempre em busca de integração entre os órgãos públicos, contribuindo no aprimoramento dos serviços prestados e fortalecimento das ações de segurança”, parabenizou o dirigente.