Publicado em 07/04/2021 às 11:09, Atualizado em 07/04/2021 às 13:04

Senador de MS pede ao Ministério da Saúde inclusão de jornalistas na prioridade da vacinação contra Covid

Nelsinho Trad (PSD) citou dados da Fenaj que apontam Brasil como país com mais vítimas na doença na área

Redação,

Indicação apresentada pelo senador Nelsinho Trad (PSD/MS) quer incluir jornalistas no grupo de prioridade para vacina contra Covid-19, no Plano Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde. Em vídeo divulgado na noite de terça-feira (6), véspera do Dia do Jornalista, o parlamentar citou dado da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), que aponta o Brasil com o maior número de jornalistas mortos pela doença no mundo.

Em sua fala, Nelsinho apontou os profissionais radialistas, jornalistas que trabalham em veículos de TV, rádio, sites, repórteres de campo, produtores, editores de texto, de imagem, de som, fotógrafos, cenagrafistas, diretores, chefes de redação, operadores de imagem e som. "Todos aqueles que têm contato diário e contínuo com a cobertura de toda esta face triste que nós estamos vivenciando".

A justificativa, além das estatísticas de óbito por coronavírus entre a categoria, inclui também a constante exposição do jornalista durante a cobertura, como idas aos hospitais, postos de saúde e outros locais de aglomeração. "Confesso que me sensibilizei. Fiz a indicação no sentido de estimular o Ministério da Saúde para que possa incluir na linha de frente de prioridade, para entrar na fila mais rápido".

Dados da Federação dos Jornalistas

Segundo balanço divulgado pela entidade que representa profissionais do Brasil, 169 jornalistas morreram entre abril de 2020 e março de 2021. Em três meses deste ano, o número de óbitos entre a categoria supera 2020, quando foram registradas 78 mortes. São 86 vítimas em 2021, percentual 8,6% maior que de abril a dezembro passado.

Os estados com mais mortes de jornalistas são Amazonas, Pará e São Paulo, com 19 cada um. Rio de Janeiro tem 15 e Paraná, 13. A faixa etária de profissionais vitimados era 51 a 70 anos.

Com informações da assessoria