Buscar

06/10/2020 às 09:30, Atualizado em 06/10/2020 às 00:01

Semagro inicia capacitação para técnicos visando a execução do Programa de Manejo e Conservação de Água e Solo, em microbacias, da Bacia do Rio Paraná

A Coordenação do Curso ficará a cargo do Prof. Dr. Elói Panachuki. Esse curso será reoferecido, aos técnicos da ATER Pública, mas também para a ATER privada, em 2021.

Cb image default
Divulgação

O Governo do Estado, através da participação decisiva do Secretário Jaime Verruck, conseguiu que o MPE aportasse recursos do processo de privatização da CESP para a execução do Programa que, finalmente, inicia após dificuldades experimentadas nesse ano de 2020.

Dia 28 de setembro de 2020, segunda-feira, terá início o primeiro curso de Atualização em Manejo e Conservação de Solo e Água, visando preparar técnicos da Semagro e da Agraer para execução do Programa de Microbacias da Bacia do Rio Paraná.

Esse curso será ministrado pela equipe de professores da UEMS, campus de Aquidauana e Mundo Novo, durante 09 semanas, com uma carga horária de 180 horas/aula. Cada semana será ministrada uma matéria. O curso será on-line, ao vivo, das 15 às 17 horas. Aulas práticas presenciais serão feitas futuramente, quando for possível, em razão da pandemia. Nessa primeira turma, participarão 30 profissionais, entre agrônomos e técnicos agropecuários.

O Conteúdo Programático do Curso tratará dos seguintes temas: I – Morfologia, Classificação e Potencial de Uso de Solos do Estado de MS; II – Uso e Manejo de Fertilizantes e Corretivos; III – Estratégias para Recuperação da Vegetação Nativa; Estratégias para Recuperação da Vegetação Nativa; IV – Processos de Degradação dos Solos; V – Recuperação de Áreas Degradadas; VI – Fixação Biológica de Nitrogênio; VII – Agricultura Irrigada; VIII – Manejo e Conservação do Solo e Água; IX – Geotecnologia Aplicada ao Manejo e Conservação do Solo.

A Coordenação do Curso ficará a cargo do Prof. Dr. Elói Panachuki. Esse curso será reoferecido, aos técnicos da ATER Pública, mas também para a ATER privada, em 2021.

“A demanda pelo curso é muito grande. Em função disto, tivemos que definir critérios para participação, quais sejam: formação do profissional; localização do município na Bacia do Rio Paraná e o nível de degradação de solo existente no município. O esforço da Semagro em ofertar um curso de alto nível, motiva muito nossa equipe, o conhecimento técnico-científico é nossa ferramenta de trabalho. Precisamos ser bons no que nos propomos a fazer, a sociedade não quer mais serviço “mais ou menos”, exige excelência dos serviços prestados. E, a Agraer vai nessa direção”, comenta o diretor executivo da Agraer Fernando Nascimento.

A Coordenação do Programa, por intermédio do Superintendente Rogério Beretta reuniu-se com o Diretor do Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento da Região Cone Sul de MS - CONISUL para estreitar relações com a finalidade firmar parceria e otimizar recursos e iniciativas do Programa e do Consórcio, em ações convergentes de conservação de solo e água, como também de adequação de estradas rurais. O Consórcio conta com apoio da Usina de Itaipu para trabalhos dessa natureza.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.