Buscar

09/04/2020 às 09:19, Atualizado em 09/04/2020 às 13:26

Sem assinaturas suficientes, partido de Bolsonaro está fora das eleições

Prazo legal para que os partidos que vão disputar as eleições estejam registrados na Justiça Eleitoral terminou

Presidente Jair Bolsonaro e apoiadores não conseguiram validar assinaturas suficientes para fundar o partido Aliança pelo Brasil e a sigla está fora das eleições municipais deste ano, prevista para o dia 4 de outubro. Prazo para que partidos que vão disputas as eleições estejam registrados na Justiça Eleitoral terminou no último sábado (4).

Por conta da pandemia do coronavírus, possibilidade de adiamento das eleições está em discussão. Atualmente, não há consenso no Congresso ou no Judiciário sobre o adiamento das eleições, mas caso se concretize o adiamento, presidente terá mais tempo para a criação do novo partido.

Proibido de apresentar candidatos próprios, secretário-geral do partido, Admar Gonzaga, afirmou ao Uol que a cúpula do partido nunca anunciou que disputaria as eleições deste ano. Ele afirmou ainda que o Aliança conseguiu reunir o número de apoiamentos suficiente, mas não houve tempo para que os cartórios eleitorais validassem as assinaturas.

Para a criação do partido, são necessários, no mímino, 492 mil assinaturas distribuídas em pelo menos nove estados. A Lei das Eleições exige que os partidos estejam registrados no TSE a pelo menos seis meses antes da eleição.

Com informações do Correio do Estado

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.