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17/01/2021 às 12:03, Atualizado em 16/01/2021 às 22:30

Secretário de MS diz que saída da Ford é 'erro de estratégia' e lamenta demissões

Titular da Semagro diz que impactos econômicos onde a montadora atuava são brutais

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Divulgação

Jaime Verruck, secretário de Desenvolvimento Econômico de MS, refletiu sobre a saída da Ford do Brasil e lamentou os impactos econômicos causados pela medida. Na avaliação do gestor, a saída foi um erro de estratégia da montadora.

Conforme escreveu no Facebook, a justificativa apresentada pela montadora, de culpar fatores externos pelo encerramento das operações, foi simplista, segundo a visão de Verruck.

Baseado em informações publicadas pela CNN Brasil, o secretário aponta que a estratégia corporativa da Ford foi um grande equívoco. Ele justifica o pensamento ao mostrar que a montadora vinha perdendo espaço no mercado nacional.

‘’A empresa, nos últimos anos, vinha perdendo espaço tanto em volume quanto em participação de mercado”. Em 2015, a Ford era a quarta maior montadora no Brasil, com uma fatia de 10,24% do mercado. No ano passado, foi a quinta, com 7,14% de participação. Em 2019, havia sido pior ainda: ocupou a sétima posição’’, escreveu Jaime.

O secretário segue a reflexão, reproduzindo dados que mostram que o setor automotivo no Brasil passou por uma retomada de crescimento a partir de 2017.

‘’Mas, apesar disso [retomada] a [Ford] não conseguiu subir na mesma velocidade. Em 2019, a Ford viu suas vendas caírem mais de 10% em comparação com os resultados do ano anterior. Nesse ano, as vendas de veículos subiram quase 9%, segundo a Fenabrave. A sul-coreana Hyundai abocanhou a quarta posição no mercado nacional’’, escreveu o secretário.

Demissões

Jaime Verruck diz acompanhar os colegas secretários de Desenvolvimento de São Paulo, Bahia e Ceará – onde a montadora tinha unidades - sobre os impactos locais e o desemprego.

‘’...todos eles [secretários] criando estruturas de apoio e buscando novas empresas. O impacto local em termos renda da pessoas é brutal’’, classificou Verruck.

Ainda de acordo com o texto do secretário, a nova estratégia da Ford é trazer carros que o mercado quer, só que agora importados. Além disso, diz que a Ford terá redução ainda maior no mercado internacional.

Políticas

Verruck observa que os problemas estratégicos da montadora não excluem problemas de natureza tributária do Brasil.

‘’...isso deve também servir de alerta ao Congresso Nacional e para o governo que Industria brasileira tem problemas sérios de competitividade em especial nos custos da cadeia de fornecimento e tributários, temos que acelerar as reformas’’, concluiu Jaime.

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