Buscar

22/07/2022 às 12:42, Atualizado em 22/07/2022 às 11:46

Safra de cana em Mato Grosso do Sul teve retração de cerca de 20%

Os dados são do Boletim “De Olho na Safra”, elaborado pelo Centro de Tecnologia Canavieira

Cb image default
Foto - Arquivo Nova Noticias

A produtividade média dos canaviais colhidos no mês de junho no Centro-Sul (77,5 ton/ha) se equipara à da safra passada (78 ton/ha), com variação menor que 1% em relação ao ano anterior.

No acumulado da safra, a produtividade da região também está bastante similar à observada no ciclo anterior, com variação negativa de aproximadamente 2% (76 ton/ha nesta safra, contra 77 ton/ha em 2021/2022).

Já a qualidade da matéria prima (ATR) colhida no mês de junho foi inferior em praticamente todas as regiões do Centro-Sul na comparação com 2021.

Na média, os canaviais da região estão com cerca de 5 quilos de ATR/ton a menos do que na safra passada, o que representa uma variação negativa de aproximadamente 4%.

No acumulado dos três meses de safra o resultado é bastante similar – redução da qualidade da matéria prima em praticamente todos os estados (130 kg/tc em 2021/2022 para 125 kg/tc nesta safra).

Os dados são do Boletim “De Olho na Safra”, elaborado pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), divulgado nesta semana.

São José do Rio Preto

O destaque positivo é da região de São José do Rio Preto, São Paulo, que registra ganho de produtividade de quase 7% no acumulado desta safra, em relação ao mesmo período de 2021/2022.

O bom resultado da região se deve ao maior volume de chuvas e da colheita de canaviais mais jovens. No acumulado da safra as canas de plantio de ano e meio representam quase 25% do total colhido na região.

Mato Grosso do Sul

O destaque negativo continua sendo de Mato Grosso do Sul, que teve retração de aproximadamente 20% na produtividade acumulada desta safra em relação à anterior.

A queda no rendimento se deve à falta de chuvas verificada entre novembro de 2021 e março deste ano, período de crescimento e desenvolvimento da cultura. Também é importante destacar que mais de 27% da cana total colhida no acumulado da safra foram canas acima de 5º corte, fator que também causa uma diminuição na produtividade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.