Buscar

06/08/2022 às 11:28, Atualizado em 06/08/2022 às 00:08

Revitalização do Museu Municipal resgata o patrimônio histórico de Nova Andradina

Prédio, que também abriga a Fundação Nova-Andradinense de Cultura, vai se transformar em mais um cartão postal da Cidade Sorriso

Cb image default
Divulgação

Foi iniciada esta semana a revitalização do Museu Municipal "Antônio Joaquim de Moura Andrade" e da Fundação Nova-Andradinense de Cultura. A modernização deste espaço cultural faz parte do grande pacote de obras que já começa a impactar o aspecto urbano, resgatando o valor histórico do patrimônio público do município.

As obras englobam a substituição do telhado, piso, pintura e fachada do prédio, visando proporcionar um ambiente mais seguro para trabalhadores e frequentadores do local. A empresa vencedora da licitação é a D Martins de Lima, sendo o projeto executivo custeado 100% com recursos da municipalidade no valor 564.473,53.

As primeiras intervenções no prédio foram observadas pelo prefeito Gilberto Garcia e pelo secretário municipal de infraestrutura, Júlio Cesar Castro Marques.

Nas palavras do chefe do poder executivo municipal, o projeto vai transformar este grandioso patrimônio material e imaterial do povo em mais um cartão postal da Cidade Sorriso.

“Os serviços executados no Museu garantirão acessibilidade, restauração e adequação e modernização da estrutura, conservando os valores históricos e as heranças deixadas pelos pioneiros que ajudaram a construir a nossa história”, avalia o secretário Júlio César.

“Recuperar este espaço é preservar a história, disseminar a memória de um povo e valorizar aqueles que nos precederam e construíram um legado importante. O museu é um lugar de conexão entre passado, presente e futuro, porque se olhar o passado podemos entender o presente e ter a chance de garantir um futuro ainda melhor para as futuras gerações”, declarou Gilberto Garcia.

Enquanto as obras são realizadas, o Museu segue fechado para visitação ao público. Os servidores municipais foram realocados e as atividades da Funac estão ocorrendo no Centro de Convenções. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos é até 12 meses.

Mais sobre o Museu

O Museu Histórico Municipal "Antônio Joaquim de Moura Andrade" foi inaugurado em 20 de dezembro de 2005 e está localizado na avenida que leva o mesmo nome do museu.

O Museu Histórico reúne fotos, jornais, revistas, documentos, textos, peças de mobiliário, objetos, máquinas, ferramentas e equipamentos que pertenceram aos pioneiros e contribuem para ampliar os conhecimentos dos visitantes sobre a história da cidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.