Publicado em 16/01/2021 às 13:00, Atualizado em 15/01/2021 às 19:53

Reorganização do Banco do Brasil irá afetar 11 agências em MS; veja quais serão fechadas

Porém, número pode ser ainda maior, prevê sindicato dos bancários

Redação,
Cb image default
Agência do Banco do Brasil do Parque dos Poderes poderá ser transformada em posto de atendimento. (Foto: Divulgação)

O Banco do Brasil planeja fechar 4 agências e transformar outras 7 em posto de atendimento em Mato Grosso do Sul. Informações extraoficiais dão conta de que o número pode ser ainda maior. A instituição não divulga oficialmente quais unidades serão afetadas pela mudança. Na segunda-feira (11), o banco anunciou um plano de reorganização que prevê mudanças nas agências e dois planos de demissão.

Então, funcionários do Banco do Brasil realizam ato em frente à agência da instituição, manhã desta sexta-feira (15), localizada no Parque dos Poderes. Os funcionários retardaram a abertura das 8h para às 10h como forma de protesto ao plano de reorganização anunciado essa semana pela empresa, que pode afetar cerca de 1.090 bancários em MS.

A presidente do Sindicato dos Bancários de Campo Grande, Neide Maria Rodrigues, informou que a manifestação ocorreu em todo o país, de forma orquestrada. O objetivo é pressionar o banco a cancelar o plano de reorganização, que prejudicaria os serviços prestados pela instituição à população e aos funcionários. “Nesse momento, o banco não deveria fazer a reestruturação. Está há anos sem concurso, já vem com precariedade, tiveram outros PDVs (Planos de Demissão Voluntária) nos últimos anos e, agora, com essa possibilidade de mais demissões, quem vai sofrer é a população”, declarou.

Ainda conforme a sindicalista, as mudanças causam inseguranças nos funcionários e os sindicatos buscam apoio para reverter a medida. “Estamos procurando parlamentares e prefeitos para que nos ajude. O banco não pode achar que tem que implantar uma questão dessas sem conversar com ninguém”, observou.

As agências do Banco do Brasil que podem ser fechadas são: CMO (Campo Grande), de Anastácio, Bodoquena e Ponta Porã.

As agências do Banco do Brasil que devem ser transformadas em posto de atendimento: Parque dos Poderes (Campo Grande), Dois Irmãos do Buriti, Terenos, Vicentina, Deodápolis, Angélica e Paranhos.

Plano de reorganização

Está previsto o fechamento de 112 agências pelo Brasil e a demissão de 5 mil funcionários. As mudanças estão previstas para acontecer a partir de fevereiro. Além das agências, serão fechados 7 escritórios e 242 postos de atendimento – no primeiro semestre de 2021.

O número final de adesões, assim como o impacto financeiro, serão informados ao mercado após o encerramento dos períodos de adesão, que ocorrerá até 5 de fevereiro, informa o banco.

Porém, o anúncio do plano neste período não agradou ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o Banco do Brasil pode reavaliar o enxugamento da instituição. Porém, nenhuma nota oficial foi publicada sobre possíveis alterações.

Conteúdo - Midiamax