Publicado em 15/11/2021 às 16:40, Atualizado em 15/11/2021 às 17:36

Refém dos laticínios, produtores fazem protesto e pedem reajuste no preço do leite em Nova Andradina e Bataguassu

Dentre os pedidos, os produtores pedem a volta do Conselho Paritário de Produtores e Indústrias de Leite que tinha como objetivo auxiliar na organização da cadeia produtiva e na valorização do produto.

Redação,
Cb image default
Foto - reprodução rede social

Produtores de leite dos assentamento Aldeia e Santa Clara, localizados no município de Bataguassu, iniciaram um protesto nesta segunda-feira (15) onde pedem o aumento do preço do leite aos laticínios da região.

Diversos produtores suspenderam o fornecimento de leite as empresas compradoras. A Polícia Militar de Bataguassu foi acionada e escoltou um dos caminhões para buscar leite de produtores que não aderiram ao movimento, no entanto os manifestantes dizem que não há impedimento.

Os participantes da manifestação buscam apoio das autoridades políticas para conseguir vencer os laticínios que segundo eles se uniram para estabelecer um preço abaixo da realidade.

Conforme os manifestantes, o valor mínimo do leite era regulamentado até 31 de setembro de 2020 pela Conseleite que deixou de existir no Mato Grosso do Sul, deixando os laticínios livres para impor o valor aos produtores.

Dentre os pedidos, os produtores pedem a volta do Conselho Paritário de Produtores e Indústrias de Leite que tinha como objetivo auxiliar na organização da cadeia produtiva e na valorização do produto.

"Queremos a volta do Conseleite ou que os laticínios paguem a média Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). Agora eles pagaram o que acha que deve pagar não tem como, a conta não fecha. Nós temos um custo para produzir o leite e o preços que os laticínios pagam não está dando para cobrir esse custo", disse Sandro Oliveira, presidente da Copaclara - Cooperativa do assentamento Santa Clara.

Protesto semelhante aos dos produtores de leite de Bataguassu, aconteceu também no município de Nova Andradina, na região de Nova Casa Verde. (Com informações das redes sociais e Cenário MS).