Buscar

23/08/2022 às 07:00, Atualizado em 22/08/2022 às 17:16

Rede municipal de ensino aborda inclusão de alunos com transtorno do espectro autista na escola regular

Tema foi apresentado na Semana da Educação Inclusiva realizada no auditório da Prefeitura de Nova Andradina

O número de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) que estão matriculados nas escolas municipais de Nova Andradina está aumentando ano a ano. Este crescimento indica que as escolas deram um passo em direção à inclusão. No entanto, permanece um desafio: ir além da mera presença em sala de aula. É necessário assegurar que os alunos com autismo estejam aprendendo.

Diante desse desafio, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte promoveu na última semana, através do Núcleo Municipal de Educação Especial e Inclusiva (NUMESPI), a Semana da Educação Inclusiva justamente para abordar essa temática com os professores e coordenadores da rede municipal de ensino.

A palestra central foi realizada pela fonoaudióloga Carla Fernanda Sampaio, coordenadora do NUMESPI. Para a profissional, não basta garantir a presença desses alunos em sala de aula. “Inclusão envolve também adaptar conteúdos, formar professores e desenvolver atividades e avaliações que considerem as características de cada estudante. Estamos empenhados em fazer o melhor para atender a necessidades de todos, sem distinção, com qualidade”, declarou.

As atividades são alusivas à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que é comemorada de 21 a 27 de agosto. A data foi instituída pela Lei nº 13.585/2.017 e visa ao desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.