Buscar

17/10/2022 às 06:35, Atualizado em 16/10/2022 às 18:50

Publicado novo manual do candidato para vestibular na UFMS

Inscrições poderão ser feitas até o dia 17 de novembro para cursos nas modalidades presencial e a EAD

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) lançou, na última semana, um novo manual para os estudantes que prestarão o Vestibular ou o PASSE (Programa de Avaliação Seriada Seletiva) 2023. Esse ano serão 10,6 mil vagas oferecidas aos alunos interessados em ingressar na instituição de Ensino Superior. As inscrições poderão ser feitas até o dia 17 de novembro para cursos nas modalidades presencial e EAD.

A mudança traz um compilado de informações dispostas nos editais e apresentadas de maneira simples, ou seja, com uma linguagem menos formal. No manual o candidato encontrará orientações importantes a respeito dos cursos disponíveis, assim como o detalhamento de como funciona cada processo seletivo.

O ingresso na instituição pode ser feito de três maneiras, sendo elas o Vestibular UFMS, onde o estudante poderá optar pelas categorias: treineiro ou concorrente a curso de graduação (ampla concorrência ou vagas reservadas); Passe, que é uma forma de ingresso na universidade, através da avaliação do aprendizado dos candidatos ao final de cada ano do Ensino Médio. Nessa condição de ingresso o aluno escolherá o curso somente no último ano do Ensino Médio.

E por último o Sisu, que é o sistema informatizado do MEC (Ministério da Educação) pelo qual as instituições públicas de Ensino Superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Além dos detalhes sobre os cursos disponíveis e informações sobre a Universidade, o manual também dá orientações importantes para quem vai fazer as provas, como os mapas dos Câmpus, o cronograma das avaliações, o passo a passo de como se inscrever, conferir o local de realização dos exames e orientações sobre o sistema de cotas e lista de espera.

Inscrições - As inscrições para Vestibular e PASSE estão abertas até 17 de novembro no portal de Ingresso, no site da UFMS. A prova para o Vestibular acontece no dia 4 de dezembro e a do PASSE no dia 11 de dezembro, das 8h às 13h (horário de MS).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.