Buscar

18/07/2021 às 08:32, Atualizado em 17/07/2021 às 18:33

Publicação de Portaria gera mapeamento de pessoas LGBTs em unidades penais de MS

De acordo com dados Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), atualmente a população carcerária de Mato Grosso do Sul tem cerca de 20 mil pessoas

Cb image default
Foto: Christian Gaston Rizzi

A Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas LGBT, por meio do Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia (CENTRHO), realizou visita técnica na Unidade Penal do Complexo Agroindustrial Agrícola da Gameleira e no Instituto Penal de Campo Grande, para verificar o cumprimento de Portaria que trata do mapeamento de pessoas LGBTs nas unidades penais do Estado.

“Nosso objetivo é triar todas as unidades penais do Estado, averiguando se a Portaria está sendo cumprida, tendo em vista que o objetivo da sua publicação foi de proporcionar dignidade, respeito e igualdade de direitos durante o cumprimento de pena. Temos a Agepen como parceira de nossas ações, e assim juntos seguimos avançando”, destaca o subsecretário de Estado de Políticas Públicas LGBT, Leonardo Bastos.

De acordo com dados Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), atualmente a população carcerária de Mato Grosso do Sul tem cerca de 20 mil pessoas, destas 416 se autodeclaram parte da comunidade LGBT+. São 37 mulheres trans, 5 são homens trans, 37 travestis, 83 gays, 86 lésbicas, 89 mulheres bissexuais e 77 homens bissexuais.

As visitas foram acompanhadas pela Coordenadora de Direitos Humanos e Políticas para Diversidade da Prefeitura Municipal de Campo Grande, Cristiane Stefanny, que na ocasião aplicou a pesquisa do Mecanismo Nacional de Combate a Tortura, em parceria com a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), onde busca conhecer as condições materiais das pessoas trans em situação de privação de liberdade.

Conforme a Portaria, a pessoa travesti ou transexual em privação de liberdade tem o direito de ser chamada pelo nome social, de acordo com o seu gênero. Por questões de segurança e especial vulnerabilidade, deverão ser oferecidos espaços de vivência específicos.

Em caso de prisão da pessoa autodeclarada parte da população LGBT+, o local de privação de liberdade deverá ser definido pelo Poder Judiciário, observando as disposições contidas na Resolução nº 348, de 9 de outubro de 2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Deverá ser garantido às mulheres transexuais tratamento isonômico ao das demais mulheres em privação de liberdade.

Além disso, será facultado o uso de roupas femininas ou masculinas, conforme o gênero, e a manutenção de cabelos compridos, se os tiver, garantindo seus caracteres secundários de acordo com sua identidade de gênero, dentre outros direitos assegurados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.