Buscar

08/11/2018 às 12:34, Atualizado em 08/11/2018 às 13:58

Projeto do IFMS de Nova Andradina é premiado em evento nacional de Educação

O desenvolvimento de objetos de aprendizagem e softwares para a educação rendeu ao Campus Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) premiação no Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), encerrado no último dia 1º, em Fortaleza (CE).

No evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o trabalho “Memória e Identidade: aplicação web para auxiliar no ensino e aprendizagem da História Oral e Local” conquistou o 2º lugar na categoria Apps.Edu/protótipo.

O trabalho foi desenvolvido pelos egressos do curso técnico integrado em Informática, Ana Clara Carvalho e Carlos Eduardo Giacomini, sob a orientação dos professores Fernando Balbino e André Violin, todos do IFMS, em conjunto com a estudante Ana Clara Pinheiro e o professor Claudinei dos Santos, ambos da Escola Estadual Professora Nair Palácio de Souza, também do município.

A aplicação visa prover um repositório multimídia de biografias históricas da cidade, acessíveis por meio do nome de vias públicas. Trata-se de uma ferramenta educacional que, envolvendo alunos e professores em pesquisas biográficas do lugar em que vivem, auxilia na preservação do patrimônio histórico e cultural dos municípios.

“Nosso intuito foi de preservar o patrimônio histórico e cultural de um município no que diz respeito à biografia de pessoas que foram homenageadas, tendo seus nomes empregados em vias públicas. Foi pensando nisso que criamos a aplicação em que os usuários podem entrar, visitar e gerenciar essas biografias”, explicou Carlos Eduardo.

O projeto foi desenvolvido como trabalho de conclusão de curso pelos estudantes do IFMS, que também atuaram como bolsistas voluntários por meio do edital nº 035/2017, voltado à iniciação cientifica e tecnológica.

Além do ensino da disciplina de História, o projeto possui caráter multidisciplinar. “É uma ferramenta que pode auxiliar também professores de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Geografia, uma vez que trabalha com as biografias, abstract e a localização”, destacou Ana Clara Carvalho.

Prêmios – No evento, os estudantes tiveram o trabalho avaliado por professores e pesquisadores. No total, foram expostos 20 softwares desenvolvidos em todo o país.

Balbino ressalta a importância do prêmio obtido, uma vez que o CBIE é o evento nacional mais importante na Informática para a Educação, reunindo trabalhos que abordam o uso de tecnologias nas escolas e no cotidiano.

“Pode-se dizer que essa conquista é muito significativa, pois além de ter acontecido em um importante congresso científico, o trabalho foi avaliado como um dos três melhores dentre muitos outros de altíssima qualidade, desenvolvidos no nível de graduação, mestrado e doutorado”, comentou o orientador do projeto.

Em outubro, o trabalho foi destaque na Feira de Ciência e Tecnologia de Nova Andradina (Fecinova). Entre outros prêmios, conquistou o primeiro lugar geral na categoria ensino médio/técnico integrado.

O resultado do projeto pode ser conferido na página Memória e Identidade, disponível no endereço http://memoriaidentidade.herokuapp.com/, onde se encontram biografias de personagens homenageadas pelo município de Nova Andradina.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.