Publicado em 31/08/2017 às 16:31, Atualizado em 31/08/2017 às 14:14

Projeto Acadêmico visa estimular comunidade a prática da leitura

O grupo que foi criado em 2016 pela técnica da UFMS Susana Alves e pelo professor de História Fábio Sousa e é frequentado assiduamente por cerca de 30 pessoas.

Redação,
Cb image default
Clube do Livro reuniu aproximadamente 20 pessoas.Fonte: William Gomes

Você já ouviu falar no Clube do Livro? Esta é uma fórmula divertida e inteligente de estimular a leitura. O clube é onde pessoas normalmente se encontram para discutir sobre os livros que acabaram de ler, expressando suas opiniões, críticas.

Na tarde do último sábado (26), na Biblioteca Municipal Maria Batel Ortega, sentados em círculo, um grupo de vinte alunos relia alguns trechos e trocava ideias e impressões sobre seu contato com o universo concebido pela autora Clarice Lispector no livro “A Hora da estrela”.

O grupo que foi criado em 2016 pela técnica da UFMS Susana Alves e pelo professor de História Fábio Sousa e é frequentado assiduamente por cerca de 30 pessoas. Para Susana, “a leitura sempre acompanhou minha vida, sem dúvidas ler foi a melhor coisa que me ensinaram, meus avós eram analfabetos e minha avó materna descrevia a sensação de ser analfabeta como ser cega, havia um mundo ao qual ela não tinha acesso. Ler é abrir os olhos da alma, é permitir crescer dentro da existência do outro”.

Segundo o professor Fábio “o clube foi pensado como uma maneira de estimular os acadêmicos da UFMS/CPNA a ter o gosto pela leitura de diversos clássicos”.

A cada mês, uma obra é escolhida para ser devorada ao longo das quatro semanas e comentada no encontro seguinte. A diretora Solange Fachin, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, unidade local, destacou que o projeto não é restrito à comunidade acadêmica da UFMS. “Toda população de Nova Andradina poderá participar da ação, especialmente os alunos de outras instituições como UEMS, IFMS, Anhanguera, UNIESP, pois essa atividade gera certificado de hora complementar que é importante para os acadêmicos”.

Para participar dos próximos encontros que ocorrem no último sábado de cada mês, basta acompanhar a programação na página oficial do Clube do Livro (clique aqui). O próximo encontro será com a discussão do livro Frankestein, de Mary Shelley, em 30 de setembro às 14h00.