Buscar

22/03/2017 às 14:02, Atualizado em 22/03/2017 às 12:26

Programa da Federação das Indústrias pode tirar investimentos de MS

Migração de empresas brasileiras já é realidade e Paraguai vira a “nova China”.

O projeto Indústria Sem Fronteiras, que visa o desenvolvimento da região fronteiriça por meio da industrialização do Paraguai pode acabar tendo um efeito contrário na economia estadual.

O programa lançado ontem pela Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) tem como objetivo aumentar a competitividade das empresas já instaladas e atrair novas indústrias para Mato Grosso do Sul, principalmente para a região da fronteira. Mas, a ação, que inclui um guia com sobre os benefícios de se investir na fronteira, pode ter efeito colateral, e acabar elevando a migração de investimentos e empregos para o país vizinho.

A fuga das empresas brasileiras para o exterior já é uma realidade. O Paraguai tem registrado crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 4% ao ano, enquanto que por aqui, o crescimento foi de 0,1% em 2014, segundo dados da própria Fiems. São 81 indústrias brasileiras operando no Paraguai, como informou o ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Gustavo Leite, em solenidade de lançamento oficial do programa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.