Publicado em 19/11/2021 às 09:00, Atualizado em 19/11/2021 às 09:08

Profissionais de educação de Nova Andradina vão receber o rateio do Fundeb

O Simted apresentou um parecer do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo, favorável ao pagamento aos profissionais.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Após reunião entre comissão de trabalhadores, encabeçada pelo Simted, prefeito assume compromisso de repassar os valores a que os profissionais de educação têm direito

O presidente do Simted, Edson Granato, juntamente com uma comissão de profissionais de educação, se reuniu com o prefeito Gilberto Garcia nesta quinta-feira (18) para discutir a aplicação do Fundeb, referente ao 70% do total de recursos que devem ser destinados ao pagamento dos profissionais da educação básica, conforme determina o art. 26 da Lei nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020.

Na ocasião, o Simted apresentou um parecer do Tribunal de Contas do estado do Espírito Santo, favorável ao pagamento aos profissionais.

Após a reunião, o grupo se mostrou confiante de que o governo municipal vai cumprir a lei do Fundeb, após a apuração do saldo acumulado no exercício de 2021. O superávit financeiro corresponde à diferença positiva entre o total de recursos e o total de gastos acumulados durante o exercício de 2021, correspondentes à parcela de 70% do Fundeb.

“O prefeito assumiu o compromisso de que vai fazer o repasse aos profissionais da educação, conforme determina a lei, sem a necessidade de enviar de projeto de lei à Câmara Municipal. Entretanto, só irá anunciar qual será o valor do rateio, após o fechamento das contas de 2021.

Disse ainda que tem o conhecimento de que pode ser acusado de improbidade administrativa, caso não cumpra a lei do Fundeb”, esclareceu Edson.

Portanto, o pagamento aos profissionais de educação será feito em janeiro de 2022. Edson Granato disse que Gilberto Garcia também anunciou que irá conceder a reposição salarial, a partir de janeiro, a todos os servidores municipais, referente a inflação do período, que deve ficar em torno de 6%. Em março, data-base da categoria, o reajuste salarial vai ser discutido.

Fizeram parte desta comissão, a professora Katia Cilene, presidente do Conselho do Fundeb, as diretoras e professoras Lidiane (Arco-Iris) e Simone (Moura Andrade) e a professora Elizangela.

Além desta pauta, foram tratados outros assuntos como a realização de curso de formação pró-funcionário para o administrativo da educação e a reformulação do Plano de Cargos e Carreira (lei 47 e lei 42).

Este compromisso assumido vai ser oficializado pelo governo municipal, com assinatura do prefeito Gilberto Garcia, por meio de oficio encaminhado ao Simted.

O presidente Edson disse que uma nova assembleia será marcada para a próxima semana para dar encaminhamento sobre os assuntos tratados.