Buscar

20/02/2018 às 06:30, Atualizado em 19/02/2018 às 16:51

PREVINA lidera movimento em prol de institutos de previdência de MS

Gestores buscam viabilizar aprovação de projeto para isentar tributação do PASEP aos regimes próprios de previdência.

Cb image default
Divulgação

Referência em Mato Grosso do Sul, o Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Nova Andradina (PREVINA) lidera, no Estado, movimento para viabilizar a aprovação do Projeto de Lei 7.103, em tramitação no Congresso Nacional desde 2010.

De autoria do deputado Índio da Costa, a iniciativa tem o objetivo de isentar os regimes próprios de previdência da tributação do Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público.

O PIS/PASEP é um tributo e possui natureza jurídica de contribuição social para financiamento da seguridade social e, na forma do art. 239 da Constituição, destina-se a financiar o programa do seguro-desemprego e o abono salarial. O tributo existe desde 1970 e sua contribuição foi regulamentada através da Lei 9.715/1998.

“Ocorre que essa lei menciona as pessoas jurídicas de direito público e privado, incluindo as autarquias previdenciárias que faz apenas a gestão das receitas previdenciárias sem auferir lucros. Assim, a cobrança se torna injusta visto que a base de cálculo do tributo envolve todo o patrimônio dos regimes próprios, inclusive a reserva para pagamento de benefícios aos segurados”, explicou a diretora-presidente do PREVINA, Edna Chulli.

Para agravar a situação, segundo a gestora, após a sanção da Lei 9.715, foram aprovadas alterações que isentam entidades de previdência privada, abertas e fechadas, e fundos de pensões do recolhimento do PIS/PASEP. “Desponta aqui, inevitavelmente, tributação desigual entre pessoas com a mesma capacidade tributária, quando voltadas à gestão dos recursos previdenciários”, acrescentou.

Articulação

Desde 2015, parte dos institutos de previdência de Mato Grosso do Sul, liderados pelo PREVINA, têm discutido o assunto, uma vez que o recolhimento do tributo inviabiliza a gestão dos regimes próprios. “Ele deve ser pago com recursos da Taxa de Administração que não pode exceder o limite de 2% do valor total das remunerações dos segurados, assim, se paga o tributo devido conforme a legislação, os regimes próprios ficam sem recursos para manter as despesas mensais”, detalhou Edna.

Para evitar o recolhimento do tributo, foi feita consulta à Receita Federal e constituído um grupo de gestores da região sul do Estado, com o intuito de unir forças políticas para acelerar o processo de votação do PL 7.103/2010. Desde então, foram realizadas diversas reuniões com a participação dos municípios de Nova Andradina, Naviraí, Ponta Porã, Dourados, Rio Brilhante e Maracaju.

Os encontros envolveram alguns parlamentares do Estado, como Zeca do PT, Carlos Marun e Geraldo Rezende, e por sugestão do Prefeito Gilberto Garcia foi realizada reunião na Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul – ASSOMASUL, buscando apoio para a reinvindicação, o presidente da entidade Pedro Arlei Caravina, que é prefeito de Bataguassu, demonstrou interesse em defender o pleito prometendo levar à Reunião da Confederação Nacional dos municípios em Brasília.

“Buscamos e continuamos a sensibilizar toda a bancada federal do Mato Grosso do Sul para a necessidade de levar adiante o estudo e aprovação desse projeto de lei, garantindo isenção total para os regimes próprios de previdência, a exemplo do que já acontece com as entidades de Previdência abertas e fechadas, que são autorizadas a deduzir os recursos destinados a pagamento de benefícios da base de cálculo do PIS/PASEP”, destacou Edna Chulli.

O PREVINA liderou o grupo de gestores nesta discussão por acreditar na viabilidade da aprovação do projeto. Além disso, foi feito contato com a Secretaria da Previdência, que ofereceu apoio e marcou uma reunião em Campo Grande juntamente com o Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social.

Na ocasião, foi traçada uma estratégia de atuação com a concordância de todos os Institutos envolvidos. Estiveram presentes, a diretora-presidente do Previna, Edna Chulli; Roseli Bauer, presidente do PREVMAR. Rosane Ferraz, diretora financeira do PREVID; José dos Santos, do Conselho Curador PREVID; Ademir de Oliveira, da ACONPREV; Luciano Carlos Silveira. Auditor da Receita Federal; e Narlon Gutierrez, diretor do Departamento de Regime Próprio da Secretaria de Previdência.

“Infelizmente, apesar do empenho do Estado de Mato Grosso do Sul, o Congresso Nacional mergulhou em estado de letargia durante todo o ano de 2017 e as negociações não avançaram, mas nosso grupo de gestores já articula reativar a discussão”, concluiu Edna Chulli.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.