Buscar

12/12/2018 às 07:32, Atualizado em 11/12/2018 às 23:09

Prefeitura instala semáforos para veículos e pedestres na Moura Andrade com a Alcides Menezes de Faria

Medida visa controle do tráfego no cruzamento das vias ao lado do Paço Municipal. A implantação do sistema está orçada em R$74.999,66.

Cb image default
Foto - João Claudio

Para garantir maior segurança, fluidez, ordenamento e controle do tráfego de veículos e pedestres na região do Paço Municipal, a Prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, iniciou nesta segunda-feira (10), a instalação do semáforo no cruzamento das avenidas Antônio Joaquim de Moura Andrade e Alcides Menezes de Faria.

A medida é resultante de estudos técnicos realizados pelo Departamento Municipal de Trânsito (DEMTRAN), que apontou um aumento considerável na circulação de veículos automotores, ciclistas e pedestres, especialmente após a sede da prefeitura ser transferida para a região. Com dados coletados junto ao Corpo de Bombeiros, os técnicos do Demtran apuraram ainda um alto índice de acidentes envolvendo principalmente motociclistas.

A mais nova intervenção no trânsito, instalada no cruzamento de duas das principais vias urbanas da cidade, contará com semáforo para pedestres com tecnologia de LED, importante para a segurança do trânsito de pessoas, equipamento eletrônico que chega pela primeira vez em Nova Andradina. O controle do tráfego da esquina do Paço Municipal será realizado com sinal de dois tempos.

Anilton Ximbica, Diretor do Departamento Municipal de Trânsito, explicou que o levantamento técnico avaliou horários de pico e períodos de ociosidade do trânsito. “É necessário verificar primeiro se o semáforo é realmente necessário para o local. Quando um semáforo é instalado indevidamente ocasiona espera desnecessária, impaciência, estímulo ao desrespeito que ocasiona um custo social, além do descrédito ao semáforo que deixam pedestres expostos a avanços imprevistos dos veículos”, pontuou Ximbica.

Segundo o titular da Semusp Roberto Ginel, a iniciativa foi cobrada por vereadores e sua deliberação partiu do prefeito Gilberto Garcia ainda no primeiro semestre de 2017, quando o chefe do Executivo recebeu diversas reclamações de servidores do Governo Municipal. “Para a concretização do novo serviço foram 18 meses marcados por burocracia e obstáculos desde estudos técnicos, tomadas de preços canceladas e processo licitatório para a contratação da empresa responsável pela instalação dos novos equipamentos de sinalização, atendendo portanto, o indicativo do prefeito Gilberto Garcia”, indicou Ginel.

A ordem de serviço foi autorizada pelo Executivo no mês de novembro, após a homologação do processo licitatório que teve como vencedora a “JSM Engenharia e Sinalização”, empresa técnica especializada em engenharia na área semafórica. O custeio da implantação do sistema está orçado em R$74.999,66.

Fonte - assessoria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.